O novo motor boxer tem como base propulsor 4.0 instalado na linha 911 Carrera. Ganho de força foi de 40 cv  - fotos Divulgação
O novo motor boxer tem como base propulsor 4.0 instalado na linha 911 Carrera. Ganho de força foi de 40 cv fotos Divulgação
Por O Dia

Rio - Motor naturalmente aspirado de seis cilindros. Essas são as credenciais dos novos modelos topo da linha 718 da Porsche — Cayman GT4 e Boxster Spyder. A dupla, já confirmada pela marca para o mercado brasileiro, inaugura o retorno do motor boxer que havia sido substituído pelo quatro cilindros turbos nas linhas anteriores.

Segundo a Porsche, o motor naturalmente aspirado capaz de entregar até 420 cv de potência e 42,9 kgfm de torque é baseado na mesma família de motores turbo da atual série de modelos 911 Carrera. Montado na posição central-traseira, o propulsor oferece o sistema de controle adaptativo de cilindros que, em velocidade reduzida, reduz o número de cilindros utilizados para diminuir o consumo de combustível.

O novo motor aspirado também apresenta sistema de controle de emissão de filtros de partículas a gasolina para uma entrega de potência linear e respostas imediatas. Todo o conjunto vem associado ao câmbio manual de seis marchas. A tração, como manda o figurino, é traseira. Afinal de contas, diversão em primeiro lugar.

Graças ao conjunto, a Spyder e Cayman conseguem chegar aos 100 km/h em 4,4 segundos. Só há diferença entre os dois quando o assunto é a máxima alcançada. Por causa da capota, o Boxter Spyder chega até os 301 km/, enquanto o GT4, que tem teto fixo, pode ir 304 km/h.

Mudança de design

Além da motorização, a dupla passou por uma suave reestilização que mudou o design do para-choque dianteiro, em relação as linhas anteriores. No caso do GT4, a traseira foi inspirada na versão ClubSport, que adiciona a asa traseira fixa e um difusor ao para-choque da parte de trás.

Para o Spyder, os ajustes na traseira incluem uma nova tampa do porta-malas com duas áreas saltadas. A porção do veículo ainda conta com um aerofólio retrátil que é içado automaticamente quando o carro supera os 120 km/h. As mudanças, segundo a marca, garantiram aos modelos uma melhora em downforçe de 50%, quando comparados com a linha anterior. Isso sem aumentar o arrasto.

No interior, chama a atenção a nova manopla do câmbio mais curta, o revestimento dos bancos em Alcantara e os detalhes em alumínio escovado (no caso do GT4) ou na cor da carroceria ( para o Spyder) no painel do carro.

A nova dupla 718 também divide o chassi e o sistema de suspensão ativa da Porsche. O conjunto conta com amortecedores adaptativos. A altura em relação ao solo ficou 30 mm menor que a medida das outras versões da linha. O novo ajuste reduziu o centro de gravidade.

Segundo a Porsche, o conjunto de freios dos novos modelos agora tem pinças de alumínio de alto desempenho. Há ainda como adicionar discos de cerâmica ao conjunto.

A dupla já está disponível para encomendas lá fora. Spyder e GT4 são vendidos por 93 mil e 96 mil euros, respectivamente, (R$ 403 mil e R$ 416 mil, em conversão direta, desconsiderando impostos a serem pagos).

 

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