Visual da nova Hybrid traz linhas mais geométricas e visual mais ousado. 
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Visual da nova Hybrid traz linhas mais geométricas e visual mais ousado. Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - A rede de concessionárias Rodobens Toyota Rio lançou, na última semana, a nova RAV4 Hybrid. O SUV mais vendido do mundo desde 2017 é o segundo modelo da japonesa a estrear a motorização híbrida no mercado nacional depois do Prius. Para disputar com rivais como Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Peugeot 3008 e Volkswagen Tiguan, a marca aposta em uma estratégia de preços agressivos. São duas versões: a 'S' por R$165.990 e a mais completa 'SX' R$179.990.

"Olha a chegada do RAV híbrido é muito importante. Ele veio para substituir uma lacuna que estava aberta. Ele está cheio de tecnologias econômicas, 4x4, que tinha perdido em linhas anteriores. Mas além disso, oferece duas vantagens importantes: a redução do IPVA e o baixo consumo de combustível", comemora o diretor de operações da rede Rodobens no Rio, Rafael Perini, que já vendeu mais de 90% das versões disponíveis nas concessionárias.

SUV é o segundo modelo da marca no país a usar motorização híbrida - Divugalção

Equipado com uma combinação de quatro motores, um a combustão 2.5 capaz de gerar 170 cv e outros três elétricos — dois no eixo dianteiro e outro posicionado entre o eixo traseiro, que funciona como motor de reduzida — capazes de render mais 120 cv. Segundo a marca japonesa, o resultado disso é uma potência combinada de 222 cv. A força é entregue para as quatro rodas de forma integral pela transmissão automática do tipo CVT.

Por não ser um veículo plug in, o RAV4 Hybrid conta com baterias que se recarregam automaticamente quando o carro reduz sua aceleração — funciona como no Prius. O consumo de combustível, segundo a Touyota é de 14,3 km/l na cidade e de 12,8 km/l na estrada. Por tanque, estima-se que o modelo consiga rodar uma média de até 1000 km. Algo impensável para um SUV desse tamanho.

Por falar em tamanho, outra mudança para a nova linha da RAV4 foi adoção da nova plataforma TNGA, a mesma do Prius. Graças à nova estrutura, o modelo ficou mais espaçoso. O híbrido agora mede 4,60 metros de comprimento, 4,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. São 3 cm a mais de entre-eixos, 10 mm a mais de largura e 10 mm a menos de altura, em relação a linha anterior. Para deixar o modelo mais disposto em aventuras, o vão livre também cresceu: 15 mm, passando para 180 mm. Já o porta-malas passa a ter capacidade para 580 l.

Bem equipado já na versão de entrada, o RAV4 traz sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista), ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos com ajuste elétrico e ventilação, chave presencial, partida por botão, faróis full-LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de sete polegadas, painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, freio de estacionamento eletrônico, com função auto-hold, sensores dianteiro e traseiro.

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TETO SOLAR

A versão topo SX adiciona itens como teto solar panorâmico, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor (aquele sistema que você só passa o pé por baixo do para-choque para acionar), carregador sem fio para smartphones e aletas para mudança de marchas no volante.

Além disso, a versão topo agrega ao carro o pacote de segurança Safety Sense kit, que traz sistema pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa assistida, farol alto automáticos e controle de cruzeiro adaptativo. Vale ressaltar que o RAV4 Hybrid já conquistou cinco estrelas de forma antecipada nos testes da LatinNCAP. 

A rede de Rodobens Toyota tem concessionárias na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, ambas na Avenida das Américas.

 

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