
1 — Chevrolet Camaro

O Chevrolet Camaro reinava absoluto como o único esportivo da escola americana comercializado oficialmente no Brasil e se tornou objeto de desejo, virando até tema de música da dupla sertaneja Munhoz & Mariano.
Mas desde o lançamento do Mustang no Brasil, em 2018, a vida do Camaro passou a ser mais complicada por aqui. No acumulado do ano, foram apenas 38 carros emplacados, enquanto o esportivo da Ford emplacou 226 carros nesse mesmo período.
2 — Citroën C3

O hatch compacto premium da marca francesa já teve os seus dias de glória no Brasil. Em 2013, o primeiro ano completo de vendas da segunda geração, foram emplacadas 33.668 unidades do modelo. Mas diferente de outros veteranos, como o Volkswagen Fox, que foram capazes de manter um fluxo estável de vendas nos últimos anos, o Citroën C3 viu a sua clientela sumir.
Tirando a adoção de um novo motor 1.2 PureTech, em 2016, o modelo manteve o visual praticamente inalterado nesses oito anos de mercado e no acumulado deste ano somou apenas 581 emplacamentos até julho. Atual líder entre os premium, o Volkswagen Polo emplacou 24.079 carros nos sete meses de 2020.
3 — Toyota Prius

Híbrido pioneiro da marca japonesa, o Prius já foi um dos modelos do tipo mais vendidos no mercado Brasileiro. Entre janeiro e julho de 2019, o importado somou 596 emplacamentos. Mas a chegada do Corolla Hybrid, em setembro do ano passado, acabou com os planos do Prius no Brasil.
Montado sobre a mesma plataforma e contando com a mesma mecânica, mas com o trunfo da tecnologia flex, o Corolla híbrido feito em Indaiatuba (SP) derrubou as vendas do Prius, que somou apenas 41 emplacamentos entre janeiro e julho deste ano.
4 — VW Passat

A Volkswagen anunciou recentemente o fim da importação do sedã grande Passat no Brasil, marcando o fim de uma história de 46 anos do modelo no mercado. A montadora anunciou que a desvalorização do real foi fator decisivo para a decisão de interromper as vendas do modelo, que vinha da Alemanha.
Mas a procura pelo Passat já não era a mesma por aqui. O modelo, que fechou 2019 com 1.048 emplacamentos, somou apenas 124 unidades comercializadas de janeiro a julho deste ano. Quase um terço disso só em janeiro (39 carros).
5 — Honda CR-V

O SUV médio da Honda fechou 2016 com quase 2.000 unidades emplacadas no mercado brasileiro. Mas de lá para cá, muita coisa mudou. Com o segmento de SUVs aquecido, várias novidades chegaram ao mercado nesse período. Inclusive o CR-V ganhou uma nova geração, em 2018.
Mas a Honda decidiu enxugar a oferta do modelo e passou a comercializar apenas a versão de topo do SUV, que hoje sai por R$ 204.900. O resultado se refletiu nas vendas: apenas 365 unidades no acumulado do ano, enquanto o concorrente direto Toyota RAV4, posicionado numa faixa de preços inferior, somou 1.818 emplacamentos no período. Logo, mesmo com o aumento na procura pelos SUVs, o japonês é um dos carros esquecidos.