Publicado 20/12/2021 09:06
Barra Mansa - O Procon de Barra Mansa (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) destacou orientações para o consumidor sobre as compras de Natal e Ano Novo. O gerente do órgão, Felipe Goulart comentou os cuidados necessários sobre as compras online.
“A primeira coisa que o consumidor precisa entender, principalmente nesse período, é que não existe ‘superoferta’. Ele deve sempre desconfiar, ficar atento aos preços e pesquisar. Sobretudo, o consumidor deve prestar muita atenção nas ofertas da internet, anúncios por e-mails e redes sociais para não cair em golpes”, falou Felipe Goulart.
Ainda de acordo com o gerente do Procon, o consumidor deve conferir a situação dos produtos no ato da entrega.
“As pessoas devem ficar atentas também aos possíveis danos nos pacotes que são entregues, mas isso não é só nesse período de festas, mas sim com todo e qualquer produto que ele compre online. Danos e violações, que o consumidor constate nas caixas ou pacotes, devem ser registrados para que em um possível pedido de troca ou devolução a pessoa fique respaldada”, disse.
Outro ponto abordado pelo gerente foi como funciona as trocas. Segundo ele, nem todo tipo de troca é um direito assegurado por lei.
“Quando o consumidor solicita a troca sem que haja defeito no produto, mas sim por motivo de preferência de cor, modelo ou necessidade de outro tamanho, o código de defesa do consumidor não obriga o lojista a substituir o item. A maior parte das lojas permite a substituição para fidelizar o cliente e para isso geralmente é exigida a apresentação da nota fiscal. Algumas oferecem prazo e indicam ao cliente, mas o consumidor deve perguntar sobre a possibilidade de troca”, destacou.
O Procon de Barra Mansa funciona no Rodoviária Shopping, no Centro, com horário de funcionamento das 8h às 17h.
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