O posto do drive thru na Uniabeu foi elogiado pelos idosos
O posto do drive thru na Uniabeu foi elogiado pelos idososRafael Barreto / PMBR
Por O Dia
Belford Roxo - A Prefeitura de Belford Roxo reiniciou nesta quarta-feira (31/03) a Campanha de Vacinação contra o Covid-19. O novo calendário funciona de maneira alternada entre homens e mulheres, das 8h às 17h. A novidade é o posto Drive Thru, na Uniabeu, e mais três novos pontos de vacinação aplicando a primeira dose. A segunda dose segue normalmente nos dias marcados. A faixa etária da vez é de idosos de 71 anos em diante, facilitando assim a repescagem, até o dia 5 de abril. Os documentos para aqueles que forem se vacinar são caderneta de vacinação (se tiver), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência. Nesta quarta-feira (31), as mulheres se vacinaram. Na quinta-feira (01/04) será a vez dos homens.

O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, explicou que com o novo calendário e mais pontos de vacinação os idosos têm mais conforto na hora de receber a dose. “Reiniciamos a campanha de vacinação com o grupo de idosos de 71 anos para cima, pois dessa maneira aqueles que não conseguiram sua dose antes podem receber também de maneira intercalada sem gerar aglomerações”, disse Waguinho. “São mais profissionais de saúde atuando na vacinação e agora com a novidade do Drive Thru, os idosos não precisam sair dos carros”, acrescentou o secretário de Saúde, Christian Vieira.

Para o mantenedor do Grupo Educacional Faveni, Leandro Xavier Timóteo, ações voltadas para a necessidade da população, especialmente neste momento atípico, buscam firmar parcerias que os favoreçam e minimizem os efeitos da covid-19. “De imediato mobilizei minha equipe de profissionais, especialmente os que desenvolvem atividades na área da saúde nos diversos cursos oferecidos. Assim, foram aparecendo alunos voluntários da Uniabeu para o polo Drive Thru. Essa união no processo de vacinação desde ao mais simples colaborador até o mantenedor e o prefeito, são determinantes para que a campanha alcance a todos”, destacou o mantenedor.

Movimento tranquilo


Vanessa de Souza da Silva, 38 anos, levou a avó Maria Ana de Souza, 83, e a sogra Maria Aparecida da Silva, 72 para garantirem suas doses no sistema Drive Thru e foi só elogios. “Esse novo jeito é maravilhoso e muito rápido”, afirmou Vanessa. “Estávamos ansiosas, mas agora ficamos muito felizes por receber a vacina”, disse Maria Ana. Ainda no Drive Thru, Carmem Maria dos Santos, 75, elogiou o novo sistema de vacinação. “Dessa maneira os idosos têm mais conforto na hora de se vacinar e prevalece o distanciamento social. Estava ansiosa e foi tudo muito rápido. A sensação de segurança está quase completa, só falta agora à segunda dose”, disse Carmem.

A vacinação fluiu de maneira tranquila no Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles. Rita da Silva, 71 anos, acompanhou a campanha de vacinação pela televisão e foi garantir sua dose. “Esse novo calendário é ótimo. Lá em casa é só ansiedade da minha família para chegar à vez deles. A sensação de alívio e segurança vai estar 100% quando eu tomar a segunda dose”, explicou Rita. Ainda na unidade escolar, Alcenyr Abreu, 83, achou todo o processo maravilhoso. “Foi bem rápido e agora me sinto mais segura. Mas não vamos nos descuidar e continuar com as medidas de segurança”, alertou.

Já no Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema, Maria José, 75, foi se vacinar acompanhada de sua filha Marinete Nunes, 40. “Ela não via a hora de se vacinar. Está tudo muito organizado, com todas as informações disponíveis na internet e nos locais de vacinação e foi muito rápido. E o mais importante, mostram para o idoso e acompanhante o líquido sendo colocado na seringa e ela vazia depois da vacinação”, disse Marinete. “Estava com medo, agora estou mais segura e satisfeita”, completou Maria José.

Na Policlínica de Itaipu para receber a segunda dose, Mariana Monteiro, 74, garantiu que foi tudo normal e rápido, assim como quando foi receber a primeira dose. “Me sinto protegida e muito segura”, resumiu.

Cronograma de Vacinação:

Drive thru (somente primeira dose):
Uniabeu – Rua Itaiara, 301, Centro

1ª dose e 2ª dose:
- Policlínica de Heliópolis;
- Policlínica Itaipu;
- Policlínica Parque Amorim;
- Policlínica Parque São José;
- Policlínica Wona.

1ª dose:
- Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles (Centro, próximo à Via Dutra)
- Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema (Nova Aurora)
- Ciep Municipalizado Constantino Reis (São Bernardo)

2ª dose:
- Policlínica Neuza Brizola;
- Policlínica Nova Aurora.

Calendário para idosos acima de 71 anos
01/04 - Homem
02/04 – Mulher
03/04 - Homem
04/04 - Mulher
05/04 – Homem