Deputada Daniela do Waguinho coordena na Região Sudeste a Frente Parlamentar da Primeira Infância
Deputada Daniela do Waguinho coordena na Região Sudeste a Frente Parlamentar da Primeira Infância Divulgação
Por O Dia
Belford Roxo - O município de Belford Roxo começou a estruturar a elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância. O primeiro encontro do comitê gestor foi realizado nesta segunda-feira (26/04) por videoconferência. A deputada federal Daniela do Waguinho (MDB), que coordena na Região Sudeste a Frente Parlamentar da Primeira Infância, também está à frente do comitê visando ao desenvolvimento de políticas públicas e ações em benefício das crianças de 0 a 6 anos.

Através de reuniões mensais, o grupo integrado por 18 representantes do Executivo, Conselho Tutelar e sociedade civil vai desenvolver o Plano Municipal pela Primeira Infância. Atualmente, no Estado, apenas a cidade do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu possuem planos com essa finalidade.
A primeira reunião do comitê que vai elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância em Belford Roxo aconteceu por videoconferência   - Divulgação
A primeira reunião do comitê que vai elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância em Belford Roxo aconteceu por videoconferência Divulgação

O objetivo é garantir melhorias contínuas na saúde, educação, assistência social e cultura, com mais proteção e melhor desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade.

“A primeira Infância é uma fase importantíssima para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. São muitos os problemas que precisam ser enfrentados com a colaboração dos governos federal e estadual. Através da mobilização de diversos agentes, trabalharemos pela redução da letalidade materna e infantil, combate à violência doméstica, abuso e exploração do trabalho infantil. Cuidando bem da saúde e educação de nossas crianças, teremos um futuro melhor”, afirmou a deputada Daniela do Waguinho.

Além das reuniões mensais, os integrantes do comitê gestor de Belford Roxo também irão se comunicar constantemente para sugestões, ponderações e esclarecimentos.

A preocupação com o desenvolvimento dos menores de idade vem desde o primeiro mandato do prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Em 2019, o chefe do executivo municipal assinou o pacto pela primeira infância com a frente parlamentar, e na campanha à reeleição, no ano passado, firmou compromisso em efetivar a criação de um plano municipal.

“Se mudarmos o começo da vida das crianças, aumentamos muito a possibilidade de transformar para melhor a história de toda família. A efetivação do Plano Municipal pela Primeira Infância será uma conquista para Belford Roxo construir uma nova realidade para as nossas crianças”, conclui Daniela do Waguinho.