A imprensa croata criticou duramente nesta sexta-feira a arbitragem "injusta" do japonês Yuichi Nishimura na partida de abertura da Copa do Mundo, na qual a seleção do país foi derrotada por 3-1 pelo Brasil em São Paulo.
"Injustiça!", "Vergonha!", "Arruinados pelo árbitro de forma vergonhosa", afirmam as manchetes dos principais jornais do país dos Bálcãs, que criticam especialmente o "pênalti inventado", em Fred.
O árbitro japonês apitou um pênalti para o Brasil por um empurrão inexistente no atacante Fred quando o jogo estava empatado em 1-1. Neymar converteu a penalidade que deixou o Brasil em vantagem, antes de Oscar anotar o terceiro gol nos acréscimos.
"O japonês cravou um sabre no coração croata", afirma o analista Tomislav Zidak em sua coluna no jornal Jutarnji List, na qual afirma que foi "um roubo e um erro incrível e indesculpável".
"Talvez deveríamos ter felicitado os brasileiros no minuto 70 (25 do segundo tempo) da partida por seu sexto título mundial", acrescentou com ironia, dando a entender que o Brasil vencerá a Copa com a ajuda externa.
"Neymar e o japonês Nishimura quebraram o grande sonho da Croácia", afirma o jornal esportivo Sportske Novosti.
"A Croácia começou muito bem a partida na Arena Corinthians após o gol contra de Marcelo. Mas o Brasil despertou e mudou a tendência do jogo com a ajuda do árbitro", completa a publicação.
O jornal destaca um jogo sólido do time comandado pelo técnico Niko Kovac, que "mostrou que a equipe pode ser levada em consideração para o torneio".
Para Vecernji List, "após esta derrota, o orgulho segue intacto".
A Croácia enfrentará na segunda rodada do Grupo A a seleção de Camarões, no dia 18 de junho, e terminará a participação na primeira fase contra o México no dia 23.