Por douglas.nunes

O terceiro lote de trens chineses adquiridos pelo governo do estado chegou neste domingo (8) ao Porto do Rio de Janeiro para atender os ramais de trens da SuperVia. São quatro novas composições, com quatro vagões e capacidade para transportar cerca de 1,2 mil passageiros cada uma. Antes de começar a operar, o novo lote passará pela primeira inspeção no porto e, em seguida, seguirá para Deodoro, onde será submetido a simulações e testes estáticos e dinâmicos.

A previsão é que os novos trens comecem a circular na semana que vem. Durante uma semana, eles circularão das 10h às 15h no ramal de Deodoro até que sejam inseridos à grade regular do sistema ferroviário.

Os novos modelos contam com ar-condicionado, sistema automático de detecção de descarrilamento e telas de LCD nos vagões, além de circuitos interno e externo de TV, que permitem ao condutor a visualização das plataformas e o interior dos trens. O sistema de segurança inclui um mecanismo que não permite a abertura das portas durante as viagens.

A Supervia, concessionária que administra o serviço ferroviário, atende a cerca de 640 mil passageiros por dia. De acordo com a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, a SuperVia vai aumentar significativamente o número de lugares com a aquisição das novas composições. “Os novos trens chineses superaram as nossas expectativas. Com os 70 trens, vamos gerar 840 mil novos lugares por dia na Supervia”, explica.

A recuperação do sistema ferroviário teve início em 2009 com a aquisição de 30 trens, todos em operação. Até o fim de 2013, mais 70 novas composições foram compradas pelo estado. Segundo o governo do estado, três comboios estão em fase final de testes e, até dezembro, um lote de quatro trens vai desembarcar no Rio a cada mês.

Você pode gostar