Por bruno.dutra
São Paulo - A Petrobras informou nesta sexta-feira que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou o início do sistema de produção antecipada (SPA) no campo de Búzios (antiga área de Franco), no pré-sal da Bacia de Santos.
Segundo comunicado, a Petrobras poderá produzir durante cerca de sete meses via SPA, obtendo assim informações essenciais para sistema de produção definitivo.
Publicidade
Localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de 1.600 a 2.100 metros, o campo de Búzios teve sua comercialidade anunciada pela Petrobras em dezembro de 2013.
A empresa afirmou que, no campo de Búzios, já foram realizados estudos de sísmica 3D (técnica utilizada para mapeamento dos reservatórios) e perfurados onze poços, com o objetivo de delimitar e caracterizar a jazida.
Publicidade
O campo de Búzios responde pelo maior parte dos volumes contratados pela Petrobras por meio do regime de Cessão Onerosa (3,058 bilhões de barris de óleo equivalente do total de 5 bilhões de barris), em contrato com o governo.
O petróleo encontrado pela Petrobras no campo tem entre 26º e 28º API. A estatal não informou em nota quando iniciará a produção.