Por diana.dantas
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje a indicação de João Adalberto Elek Júnior para a diretoria de Governança, Risco e Conformidade, criada como resposta às investigações sobre esquema de corrupção em contratações da estatal. Ex-diretor financeiro da Fíbria Celulose, o executivo terá a missão de analisar e aprovar processos internos e pautas das reuniões de diretoria da empresa, com o objetivo de mitigar os riscos de fraudes no futuro. O nome foi escolhido com base em uma lista tríplice apresentada pela consultoria especializada em indicação de executivos Korn Ferry.
Elek Junior será um dos integrantes do Comitê Especial que atuará como interlocutor (“Reporting line”) das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher. Os demais integrantes do Comite Especial são a Ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie Northfleet e Andreas Pohlmann.
Publicidade
Segundo a Petrobras, João Adalberto Elek Junior foi Diretor Financeiro da Fibria Celulose onde exerceu as funções de relações com investidores, controle e gestão de riscos e finanças. Anteriormente foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da operadora de telecomunicações NET.
O novo diretor é graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA em Planejamento de Marketing pela COPPE-AD/UFRJ e pós-graduado pela Columbia Business School Mergers and Acquisitions.