Por diana.dantas

Mais do que apostar em inovação, interatividade e tecnologias avançadas em busca do rejuvenescimento de suas marcas e da conquista de um espaço na cabeça do consumidor, as empresas estão preocupadas em como relacionar seus produtos e serviços à informação e à educação. Agências que cuidam da chamada comunicação pós-digital estão se especializando em atender empresas que buscam novas formas de interação. Karina Israel, diretora executiva da YDreams, agência de tecnologia e design voltada para a área de inovação, explica que as empresas buscam soluções que possam aumentar a sua relação com o consumidor por meio de experiências.

“Em todos os projetos que desenvolvemos percebemos essa necessidade. Antes, as pessoas falavam que a comunicação seria totalmente digital e nós viveríamos na frente de um aparelho, interagindo com o mundo físico pelo universo digital. Mas ser unicamente digital não é mais o que as pessoas querem e isso leva as empresas a repensarem a forma de se relacionar. As pessoas querem se emocionar e para ser lembrado é preciso criar um envolvimento da marca com o cliente, do funcionário com a empresa. Isso passa por muitos caminhos. A oferta de conhecimento é uma delas”, diz Karina, que, no Brasil, desenvolve mais de cem projetos por ano pela YDreams. O valor dos projetos varia entre R$ 100 mil a R$ 10 milhões.

Segundo ela, um dos fatores que facilita a criação de projetos pós-digitais é a redução dos custos de equipamentos. “Antes, um projetor custava o preço de um carro popular. Agora, temos equipamentos que são fabricados no Brasil e tecnologias que facilitam o acesso das empresas a ações inovadoras. Cada vez mais unir a tecnologia a ações coletivas é o caminho. São estandes interativos, museus, exposições. Tudo usando interatividade, tecnologia e informação. Estamos com um excesso de informação no mundo e, se ela for repassada de forma consciente e com credibilidade, permanece na cabeça do consumidor. Caso contrário, dura pouco”, completa ela.

De origem espanhola, a YDreams tem 65% da YDreams Brasil, sendo os 35% restantes de sócios brasileiros. No país, a empresa existe desde 2007, mas foi a partir de 2010 que os projetos mais importantes começaram a ser desenvolvidos. Entre os principais clientes da empresa estão Bradesco, Coca-Cola, Gafisa e Instituto Ayrton Senna. A agência desenvolveu, junto com a SRCom a Casa Brasil, em Londres, durante as Olimpíadas de 2012, onde espaços interativos informavam sobre a próxima cidade sede dos Jogos, o Rio de Janeiro. As arenas Fifa Fan Fest, da Copa do Mundo do Brasil, também estão no portifólio da agência. O Centro de Experiência Cervejeira, que conta a história da bebida e da cerveja Bohemia por meio de telas interativas, na fábrica da marca, em Petrópolis, é outro projeto da YDreams.

Em 2015, a empresa está lançando, este mês, uma fachada interativa no hotel WZ Jardins, na Avenida Rebouças, em São Paulo. A fachada cria padrões gráficos e visuais usando painéis de LED. A agência desenvolveu um aplicativo que permite a interação em tempo real do público com a fachada, criando grafismos. Outro projeto programado para este ano é a exposição interativa Senna Emotion, que mostra a história e os valores do piloto Ayrton Senna e será apresentada em Rio, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Ações ligadas a patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016 estão em negociação.

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