Por tabata.uchoa

Rio - Neste dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. No Twitter, a hashtag em homenagem a data já entrou para os trending topics, para os assuntos mais comentados da rede social. Mas outra hashtag está dando o que falar na web. É a #7minutos1denuncia.

De acordo com levantamento feito pelo Estadão, nos primeiros 10 meses de 2015 o Brasil registrou 63.090 denúncias de violência contra a mulher — o que corresponde a uma denúncia a cada sete minutos.

Os dados foram obtidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) a partir de relatos recebidos pelo Ligue 180. Quase metade dos registros são casos de violência física e mais da metade são denúncias de vioência contra mulheres negras.

A grande maioria dos casos de violência são ocasionados em ambiente doméstico e familiar. Ou seja, a agressão é cometida por homens com quem as mulheres tinham alguma relação afetiva, como namorados, maridos, ex-namorados ou ex-maridos. 

É importante denunciar. O número 180 da Central de Atendimento à Mulher orienta vítimas de violência. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.

Você pode gostar