Por rafael.souza

Fortaleza - Chove intensamente em Fortaleza desde a manhã dessa quinta-feira, quando a cidade teve a maior precipitação do ano: 123 milímetros. Na manhã desta sexta-feira não foi diferente: até as 10h20, foram registrados 103 milímetros.

Os dados confirmam a previsão feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na última quarta-feira, informando que haveria chuva em todas as regiões do Ceará até esta sexta-feira.

A Avenida Beira-Mar%2C uma das principais vias da cidade%2C ficou intransitável na manhã desta sexta-feira Reprodução / Facebook

As precipitações trouxeram alívio para o calor na capital, mas também vários transtornos. Somente ontem, a Defesa Civil de Fortaleza registrou 73 ocorrências, a maioria (41) de alagamentos. Nesta manhã, algumas avenidas da cidade ficaram alagadas, impedindo o fluxo do trânsito.

O estado entra hoje no penúltimo mês da chamada quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio e é caracterizada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical. Este sistema é responsável pelas chuvas no estado durante os quatro meses. Mesmo com a intensidade das chuvas dos últimos dias, a Funceme mantém a probabilidade de 70% de precipitações abaixo da média no estado. 

Você pode gostar