Coluna Esplanada: Dilma já desistiu de voltar à Presidência e tem ouvido Beyoncé

A maioria dos livros da presidente afastada já está encaixotada para mudança

Por felipe.martins , felipe.martins

Brasília - A presidente afastada Dilma Rousseff jogou a toalha – literalmente – nos ombros e se preocupa mais com sua saúde. Ciente da guilhotina no impeachment e de que não volta ao Planalto, trocou a prioridade dos estudos processuais pela musculação em uma sala do Palácio do Alvorada. Já emagreceu 17 quilos nos últimos meses com dieta de exercício, saladas e frutas, além das pedaladas diárias. A maioria de seus livros já está encaixotada para mudança.

Será?

Quem a visita a cada dois dias, como o ex-ministro Ricardo Berzoini, um dos fiéis escudeiros, garante que ela está bem. Ela ouve Beyoncé..

A fila anda

Um veterano parlamentar do PMDB de Minas faz as contas, que batem com o Planalto: até fim de 2017 pelo menos 40 deputados podem ser cassados.

Era PT

A Polícia Federal vai bater às portas do Ministério da Saúde. A PF já avançou no dossiê levantado pelo próprio ministro Ricardo Barros. Sobre gestões anteriores, claro.

Revalida em baixa

Em tempos de mega fusões de grupos de educação, que priorizam a carteira quantitativa de alunos, e não a qualidade do ensino, a Câmara dá um mote de fiscalização hoje. A Comissão de Educação faz audiência para debater o alto índice de reprovação de médicos no exame Revalida para diplomas.

Sangria

Na segunda e última prova do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, em março, dos 9% aprovados em primeira fase (realizada em novembro passado), 57% dos profissionais examinados foram reprovados. O encontro é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética.

Um motivo

As Organizações Globo investem em editoriais contra a legalização dos jogos, uma quase unanimidade no Congresso e em vários setores do mercado. É que, com a oficialização do Bicho, a Liesa e seu poderoso Carnaval escaparão do controle da TV.

Peixaria

Continua forte a hereditariedade no meio político. Nestor Rocha, 27, homônimo do pai, vice-presidente do TCM do Rio e ex-deputado, vai se candidatar a vereador.

Reflexões de Cid

Cid Benjamin, o grande jornalista e escritor, vai lançar novo livro em agosto, o “Reflexões rebeldes”. É uma coletânea de artigos escritos nos últimos anos. Segundo Cid, “Muitos deles, na contramão de teses meio que unânimes na esquerda”.

Quartel bolivariano

Acredite. O presidente Evo ‘El Loco’ Morales vai inaugurar dia 17 de agosto a primeira escola de estudos militares bolivarianos, para os oficiais que aspiram o generalato. Será em Santa Rosa del Paquío, em Santa Cruz. O Exército brasileiro monitora. De perto.

Geddel, se vira

O presidente Temer está incomodado com seis candidatos do PMDB à Presidência da Câmara. E tanto mais com o motim da bancada mineira que não se entende sobre a vaga de ministro do Turismo. Incumbiu o ministro Geddel Lima de resolver o caso.

Intimação do Poder

Mais de dez parlamentares já receberam notificação de Sérgio Fernando Moro. Sim, o poderoso chefão da Lava Jato. São senadores e deputados intimados para depor como testemunhas do ex-senador Gim Argello (PTB) – preso em Curitiba.

Neofavorito

Pesa o apadrinhamento de Tadeu Filippelli na ascensão de Rogério Rosso (PSD) como novo favorito a substituir Eduardo Cunha. Rosso, expert em mandato-tampão, também é próximo do presidente Temer.

Contrapartida

O fato de Filippelli ser fiel escudeiro de Temer sem ter pedido nada em troca no novo Governo faz o presidente priorizar o aval a Rosso.

Ponto Final

“A Câmara é diferente. Tem altivez. Tem dignidade. Não vai fazer o que um supositório deve fazer quando é usado”, de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, que renunciou para escapar da cassação no episódio apelidado de “mensalinho”

Coluna de Leandro Mazzini

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia