Vulcão na Guatemala lança cinzas a 4 mil metros de altura

Esta explosão foi a 79ª neste ano, sendo o período de atividade mais forte do vulcão em abril e maio passado

Por lucas.cardoso

Guatemala - O vulcão Santiaguito da Guatemala, que está em constante atividade, lançou uma coluna de cinza que alcançou 4 mil metros de altura sobre o nível do mar.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, explicou à imprensa que esta explosão foi a 79ª neste ano, sendo o período de atividade mais forte do vulcão em abril e maio passado.

Esta explosão foi a 79ª neste anoReprodução Internet

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) precisou em um boletim especial que o vulcão, de 2.550 metros de altura, teve a explosão às 8h08 hora local (11h08, em Brasília), com estrondos internos e fluxos piroclásticos que descem pelos flancos oeste e sudoeste.

Devido a esta situação, o vulcão, que está situado no departamento de Quetzaltenango, pode lançar cinzas em áreas de São Felipe, Mazatenango e Retalhuleu, por isso que é recomendável não permanecer em seus cercanias e cobrir as caixas de água potável.

O Santiaguito e o vulcão de Fuego, situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, e o de Pacaya, localizado em Palín (sul), são os mais ativos dos 32 localizados na Guatemala.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia