Rio - Uma campanha publicitária com dois atores globais "deficientes" tem causado polêmica nas redes sociais desde a manhã desta quarta-feira.
Após a divulgação de que boa parte dos ingressos da Paralimpíadas estão "encalhados", a Vogue Brasil decidiu fazer uma campanha para incentivar as pessoas a participarem da festa e publicou em seu Instagram uma foto com a atriz Cleo Pires e o ator Paulinho Vilhena -- ambos aparecem com algum tipo de deficiência --, um sem o braço e o outro sem uma das pernas. Os atores ainda foram nomeados “embaixadores da competição”.
Criado pela agência África, o anúncio traz Cleo na pele de Bruna Alexandre, atleta do tênis de mesa, e Vilhena com o corpo de Renato Leite, da categoria vôlei sentado. Bastou a foto ser publicada que internautas lotarem os comentários da foto com críticas.
Em um vídeo público no Instagram a atriz global rebateu as críticas das redes sociais. "Nós como embaixadores emprestamos a nossa imagem para gerar visibilidade. E é isso que estamos fazendo", afirmou a atriz, visivelmente irritada.
Na mesma rede social, Paulinho Vilhena fez uma postagem sobre a peça publicitária. De acordo com o ator, o convite foi feito pela atriz e que ele recebeu prontamente. Ainda segundo a postagem, ambos queriam ter um "envolvimento e experiência" com a vivência dos atletas paralímpicos.
Para o ator, a campanha traz "atenção do público e do estado, não só para os atletas, mas sim para a necessidade muito relevante (deles)". No entanto, ele não comentou sobre as críticas feitas nas redes sociais.
O DIA entrou em contato com a Vogue Brasil e a Agência África para um posicionamento sobre a campanha. Em nota, a Vouge Brasil afirmou que a "ideia da campanha foi da atriz Cleo Pires, de Paulinho Vilhena, embaixadores das Paralimpíadas, e da Agência África". Ainda de acordo com o comunicado, a "editora apoia qualquer campanha que estimule o comparecimento e o apoio às Paralimpíadas".
A Agência África informou que a campanha tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A ação, segundo a Agência África, tem objetivo de "chamar atenção para as pessoas com deficiência em um momento em que o Brasil se aproxima dos Jogos Paralímpicos".
"De acordo com as estatísticas oficiais, um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência. Mas essas pessoas ainda são, em grande maioria, invisíveis na nossa sociedade. Os atletas estão presentes em outras fotos e ficaram muito felizes em participar da campanha", disse, em nota.