Por rafael.nascimento

Vitória - Computadores do Senado teriam sido usados para editar a página do senador Magno Malta (PR-ES) na Wikipédia durante o depoimento da ainda presidente afastada Dilma Rousseff, na última segunda-feira. Na ocasião, a agora ex-presidente respondia pergunta dos políticos em relação as pedaladas fiscais. 

De acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, as mudanças foram detectadas pelo Brasil WikiEdits, perfil que monitora atualizações na enciclopédia virtual feitas. Segundo Bergamo, as alterações foram feitas a partir das redes do governo. A alteração apagou todas as menções ao envolvimento de Malta em escândalos.

Senador Magno Malta fala durante sessão plenária que iria decidir sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma RousseffDivulgação/ Agência Senado

A página de Malta na Wikipédia afirmou que houve uma "suposta tentativa de ocultação" de assuntos envolvendo a vida do político. "No dia 01/09/2016, foi registrada uma tentativa de apagar todo o histórico de acusações contra Magno Malta nesta página. A tentativa foi registrada vinda de um computador do Senado Federal do Brasil" diz a página.

A assessoria de imprensa do político afirmou que eles "foram surpreendidos pela informação". Ainda de acordo a assessoria, o senador, que é do Espírito Santo, pediu uma "investigação para saber de onde aconteceram as mudanças e para que todas as providências sejam tomadas".

Você pode gostar