Por thiago.antunes

Brasília -  Após dormitar nas gavetas da Câmara Federal, avançou o projeto de lei 1202/2007 que oficializa a atividade de lobby político – desde uma Câmara de Vereadores até a presidência da República.

O parecer da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça e, já com acordo para aprovação, segue para plenário da Casa. Há outra proposta feita há anos pelo então senador Marco Maciel, originário do Senado e que está na Câmara. A proposta é consenso depois do cerco da Lava Jato a lobistas que se deram mal e estão na cadeia.

Estratégia

A tramitação da proposta em duas frentes é para ter a garantia da aprovação. Um dos textos será aprovado e a atividade será legalizada em breve.

Jogo jogado

A estratégia do lobby lembra a da legalização dos jogos. Há duas propostas avançando, uma em cada Casa. A que ‘subir’ primeiro vai à sanção, após acordos pelo texto comum

Olho certeiro

Da série Candidatos Estranhos.. surgiu em Porto Alegre a candidata a vereadora MC Vesga – o lema: um olho nos problemas e outro nas soluções.

Te cuida, madame

O STF acolheu recurso do MP Federal e decidiu quebrar o sigilo bancário da esposa do deputado Waldir Maranhão (PP-MA), ex-presidente da Câmara Federal. O casal é suspeito de receber propina de supostas fraudes em desvios da previdência de municípios do Maranhão para caixa 2.

Tá explicado

Adivinha quem pautou o polêmico e fracassado projeto de anistia para caixa 2 no plenário da Câmara, há dias? O próprio Maranhão.

Pobre do Greca

Líder em Curitiba, o ex-ministro Rafael Greca (PMN) soltou a uma semana do pleito: “a primeira vez que eu tentei ‘carregar’ um pobre em meu carro, eu vomitei por causa do cheiro”. O prefeito Gustavo Fruet (PDT), vice-líder nas pesquisas, explora nas redes. 

Sincericídio

O sincericídio de Greca lembra a frase infeliz de Luiz Paulo Conde na campanha do início dos anos 2000, na disputa direta contra Cesar Maia. Conde estava bem quando soltou na TV um “Eu minto menos”. Maia soube explorar e deu no que deu.

Conexão geral

Os ônibus interestaduais, aviões e barcas em breve terão de oferecer wifi grátis – sem aumentar o valor das passagens. A proposta foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. Vai a plenário.

Contramão

As empresas de ônibus piratas – e até algumas legalizadas – fazem o terror contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres pelo cerco dos fiscais. Marcam mobilizações para dia 26, em SP, e dia 27, no Rio, contra ‘abusos da ANTT’.

Contramão 2

Mas continuam os registros de ataques e agressões dos ‘piratas’ a fiscais da ANTT nas estradas, em especial no Sudeste e Centro-Oeste.

Abusadinho

Não foi à toa que o presidente do Senado, Renan Calheiros, elevou o tom contra a Lava Jato. Após o primeiro turno das eleições municipais, Renan vai voltar a recomendar urgência na tramitação do projeto que combate o abuso de autoridade.

Que dupla!

Bastante criticado e repudiado por magistrados, o projeto que combate o abuso de autoridade tramita na Comissão da Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição (CECR) e já recebeu parecer favorável do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Como Renan, ele também é investigado na Lava Jato.

Coluna de Leandro Mazzini

Você pode gostar