Por thiago.antunes
Brasília - A semana foi marcada por uma série de atos violentos que exigiu um posicionamento rápido do governo. O caso mais grave foi a morte de 56 detentos numa penitenciária de Manaus.
Outro massacre aconteceu na sexta-feira em um presídio de Roraima, com a morte de 33 pessoas. Os dois casos levam a uma reflexão sobre a crítica situação carcerária. Não se trata apenas de construir presídios, como disse o ministro do Supremo, Gilmar Mendes. O que fica evidente, é que os governos deixaram de realizar suas tarefas.
Publicidade
Modelo errado
O caso das penitenciárias reflete o retrato do Estado brasileiro. Como disse o professor Rafael Damasceno, em 2007, a falência da política é consequência do modelo econômico excludente.
Publicidade
Na gaveta
Da série eles já sabiam. Professor Álvaro Reinaldo de Souza lembra que a UniRio ofertou, em 2002, para a Escola de Governo um curso lato sensu em Criminologia, Segurança Pública e Política Penitenciária.
Publicidade
Pesquisa
E desta proposta resultaram vários trabalhos, inclusive sobre estudos de caso. O Ministério da Justiça poderia tomar conhecimento para subsidiar a proposta do Plano Nacional de Segurança.
Publicidade
Estamos aqui
Líder da Minoria na Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), é o nome mais cotado da Minoria para concorrer à presidência da Câmara em fevereiro. O gaúcho Henrique Fontana (PT) também pretende se candidatar. A ideia da oposição é marcar presença, pois sabe que vencer é quase impossível.
Publicidade
Crise
Em 2015 o setor de segurança privada festejou um crescimento de 8,6%. Previa que em 2016 os resultados poderiam dobrar. Fechou o ano e o setor amarga cerca de 50 mil demissões.
Publicidade
Alto lá
O presidente da Federação Nacional de Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), Jeferson Nazário, já esteve na Câmara para reduzir os impostos, especialmente do PIS/Cofins.
Publicidade
Lugar de animal
Descobriram freezer e galinheiro como celas na penitenciária agrícola em Roraima. Não é nenhuma novidade. Em 2007, a CPI do Sistema Penitenciário já tinha visto chiqueiro para guardar preso.
Publicidade
Novo prazo
É mais uma promessa do governo federal que o sistema digital de televisão esteja completo até o final de 2018. Neste ano, a implantação deve ocorrer no Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
Publicidade
Entre os melhores
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado, Lasier Martins (sem partido-RS), disse que o sinal digital coloca o Brasil na evolução das tecnologias mundiais.
Publicidade
Muito lento
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda aguarda resposta e manifestação do ex- presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori. Entidades de direitos humanos apresentaram uma reclamação no órgão contra ele por “quebra de decoro”, no caso da morte de 111 presos no Carandiru.
Publicidade
Ataque e defesa
O desembargador era o relator do recurso movido pela defesa dos 74 policiais militares que foram condenados pela morte de presos no massacre. Em seu voto, afirmou que não “houve massacre, mas legítima defesa” e ainda pediu a absolvição dos réus. Mesma defesa foi feita por ele nas redes sociais.
Publicidade
Madrugadas sombrias
Contam os amigos próximos que o ministro Moreira Franco sofre de insônia crônica. O caso se agravou depois dos disparos feitos contra ele pelo ex-deputado Eduardo Cunha, preso por ordem do juiz Sérgio Moro.
Publicidade
Ponto Final
Do zagueiro Neto, da Chapecoense, que sobreviveu ao desastre aéreo na Colômbia: “Ou encaro ou me afundo na depressão.”
Publicidade
Coluna de Leandro Mazzini