Por thiago.antunes
Rio - O novo ministro da Justiça só sai com aval do senador e ex-presidente da Casa Alta Renan Calheiros (PMDB-AL), líder da bancada do PMDB. Ele tem feito reuniões com o grupo para testar nomes. Com autorização do presidente Michel Temer, Renan procura um técnico, mas bem ligado ao partido.
A bajulação a Renan é tamanha que o senador Hélio José (DF) soltou na reunião da bancada de terça: “Não houve ministro da Justiça melhor do que Renan”. Ressabiado, Calheiros cortou logo: “Muita gentileza de sua parte, mas prefiro ficar onde estou”. Gargalhada geral.
Publicidade
Certeza
Renan tem listinha de cotados. A certeza de seu apadrinhamento é tamanha que ele sonda colegas de outros partidos. É o senador quem levará um nome para Temer.
Publicidade
Consiglieri
Há um sexteto que manda hoje no País: Temer, Padilha, Moreira Franco, Renan, Eunício e Jucá. Nada de novo no Governo é anunciado sem passar por eles.
Publicidade
Hacker a Sedex
Hackers tentaram invadir página de rastreamento de objetos dos Correios, e o site ficou indisponível na terça. Mas bandidos têm roubado caminhões da estatal em todo o País.
Publicidade
Perigo no ar
Aconteceu ontem no embarque do voo 66060 da Avianca do Aeroporto de Congonhas (SP) para Brasília, que decolou às 7h10. Um passageiro passou facilmente com sua valise e entrou na aeronave com dois objetos altamente perfurantes: o saca-rolhas e um pontiagudo protetor de bico de garrafa de vinho. Se fosse um psicopata ou terrorista, poderia fazer de refém alguém da tripulação – para não dizer o pior: um piloto.
Publicidade
Cada um por si
Temer começa a proteger os seus em detrimento do País. No meio da crise no Espírito Santo, ele tira seu ministro da Justiça e da Segurança do cargo, que está vago. E com a Lava Jato na porta do Planalto, ele blinda Moreira Franco com foro privilegiado.
Publicidade
Fogo amigo
Não será fácil a sabatina de Moraes no Senado. Além da bancada do PT, há insatisfeitos na base governista. O senador José Medeiros (PSD-MT) admitiu que o nome para o STF é envolto em polêmicas, apesar “da competência do ponto de vista técnico”.
Publicidade
Fogo-amigo 2
Do senador Álvaro Dias (PV-PR), da turma independente do plenário, também prevendo aperto em Moraes: “Melhor aguardarmos o que vai acontecer até a sabatina”.
Publicidade
Vem polêmica
O Uniceub confirmou palestra do deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para às 20h de quarta-feira que vem, no campus da Asa Norte em Brasília.
Publicidade
Batalha naval
A bancada do PMDB na Câmara rachou. Metade quer a cabeça de Baleia Rossi (SP), e outra metade almeja outro líder. Alvo de críticas, ganhou o apelido de ‘Baleia de Aquário’, em alusão ao apego ao gabinete. Baleia é filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, muito amigo de Michel Temer. O nome de José Priante (PA) surgiu.
Publicidade
Vendeta
O fato de a defesa de Lula pedir ao STF a reversão da anulação da posse como ministro enquadrou a Justiça. Pelo menos oito ministros de Temer são investigados e estão no cargo. Ontem à noite veio a primeira porrada: juiz de 1ª instância anulou a posse de Moreira Franco como ministro com foro privilegiado.
Publicidade
Duas rodas
O Ministério do Esporte aos poucos vai conseguindo agenda ostensiva para o parque Olímpico do Rio, onde pegou parte do complexo para administrar. Em maio haverá uma competição internacional de ciclismo no Velódromo.
Publicidade
Vai dar m
O chefe de gabinete do Procurador-Geral Rodrigo Janot foi gravado, sem saber, numa conversa com parlamentares da oposição ao Governo federal.
Publicidade
Ponto Final
Lobão na CCJ, Índio no Senado e Botafogo na Câmara. Já virou um circo esse Legislativo.
Publicidade
Coluna de Leandro Mazzini