Dinheiro apreendido pela PF em operação contra fraudes no serviço de transporte escolar - Divulgação/PF
Dinheiro apreendido pela PF em operação contra fraudes no serviço de transporte escolarDivulgação/PF
Por O Dia

Salvador - A Polícia Federal (PF), em apoio com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta terça-feira, a operação "Offerus", que visa combater fraudes em licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos na contratação do serviço de transporte escolar, na Bahia. As irregularidades ocorriam nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado.

Segundo a PF, cerca de 90 policiais federais e 21 auditores cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências dos envolvidos no esquema. Uma grande quantia em dinheiro foi apreendida.

De acordo com a PF, também estão sendo realizadas buscas e apreensões em Salvador. Em Pilão Arcado e Ipirá, a polícia tem um mandado de prisão preventiva e dois mandados de afastamento dos prefeitos.

De acordo com investigações iniciadas no ano passado, as licitações tinha como beneficiário um grupo de empresas de um único empresário. Por sua vez, o mesmo terceirizava integralmente a execução dos contratos para motoristas locais a preços inferiores, e se apropriava da diferença, que lhe rendia cerca de R$ 300 mil mensais. parte da propina servia para o pagamento de propina aos servidores envolvidos no esquema.

Ainda de acordo com a PF, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 39 milhões em valores e bens pertencentes aos investigados. Esse é o valor do superfaturamento e do desvio apurado em auditorias realizadas pela CGU nos municípios de Alagoinhas e Casa Nova. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Você pode gostar