Publicado 20/08/2018 20:01 | Atualizado 21/08/2018 16:09
Brasília - Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, realizada por Ibope/Estado/TV Globo, Lula (PT) segue liderando a corrida presidencial, com 37% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PSL), com 18%.
No cenário sem o ex-presidente, no entanto, o herdeiro da candidatura petista, Fernando Haddad, aparece com 4%, em quinto lugar. Neste cenário, Bolsonaro lidera com 20%, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%.
É a primeira pesquisa feita pelo Ibope após a oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.
Lula foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Nesta segunda-feira, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, reforçou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o ex-presidente está inelegível.
No documento enviado ao TSE, Jacques ressaltou que a Lei da Ficha Limpa prevê que estão inelegíveis para qualquer cargo os políticos que forem condenados por órgão colegiado (desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena) por crimes contra a administração pública e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, como é o caso de Lula.
Integrantes do tribunal acreditam que o plenário vai julgar o registro do ex-presidente apenas no início de setembro, com a propaganda partidária já sendo veiculada no rádio e na televisão. O relator do pedido de registro de Lula no TSE é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do tribunal.
O horário eleitoral gratuito começa no dia 31 de agosto.
* Com informações do Estadão Conteúdo
4-02-8--20 - Ato contra fascismo e por justiça para Marielle tem Lula, Manuela, Boulos e Freixo. Protesto suprapartidário no Rio, contra a escalada da violência, também vai defender a democracia, ao abordar o respeito à Constituição e o direito de Lula ser candidato. O evento foi realizado no Circo Voador, no Centro do Rio. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia - POLITICA CIDADE LULA CAMPANHA BRASIL BRAZILAlexandre Brum
Brazilian presidential candidates Cabo Daciolo (L) (Patriota), Jair Bolsonaro (2-L) (PSL), Guilherme Boulos (3-L) (PSOL), Ciro Gomes (4-L) (PDT), Alvaro Dias (4-R) (Podemos), Henrique Meirelles (3-R) (MDB), Geraldo Alkmin (2-R) (PSDB), Marina Silva (R) (Rede) and moderators, take part in the second presidential debate ahead of the October 7 general election, at Rede TV television network in Sao Paulo, Brazil, on August 17, 2018. , / AFP PHOTO / NELSON ALMEIDAAFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
7-08-8--20 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - PARCEIRO - ARQUIVO - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deferiu liminar de parlamentares do PT e determinou a soltura do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva neste domingo (08)..O juiz Sergio Moro diz que é contrário é não cumprirá a decisão..Em razão da insurgência do juiz Moro, o desembargador Rogério Fraveto publicou novo despacho determinando o cumprimento imediato da decisão..Na foto, o ex-Presidente Lula na missa a memória de Marisa Letícia em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 07/04, no dia em que o ex-Presidente se entregou a Justiça para cumprir a pena de prisão imposta pelo juiz Sérgio Moro em Curitiba. Foto: Paulo ErmantinoPaulo Ermantino / Agência O Dia