Prazo para o PT substituir candidato se encerra hoje

s

Por

Termina hoje o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o PT apresentar o nome do substituto do ex-presidente Lula. O vice na chapa, Fernando Haddad, é o mais cotado para assumir a vaga. O PT segue tentando conseguir na Justiça viabilizar a candidatura de Lula. No entanto, a pesquisa que mostra crescimento de Ciro Gomes (PDT) é mais um sinal de que a estratégia do partido já está cansando o eleitor.

Ontem, o Comitê de Direitos Humanos da ONU reiterou a determinação de que o Brasil tem o dever de garantir os direitos políticos de Lula, o que foi usado pela defesa do petista.

A ministra Rosa Weber, do TSE, negou pedido da defesa para adiar para o dia 17 próximo o prazo limite para substituição do candidato. No entanto, ela encaminhou o pedido - um recurso extraordinário - ao Supremo Tribunal Federal (STF). O PT pediu que o plenário da Corte dê a decisão final.

Dezessete de setembro é o prazo final para a substituição de candidaturas, conforme o calendário eleitoral.

Hoje pela manhã, o diretório nacional do PT se reúne, em Curitiba. A expectativa é que logo após a reunião, a chapa tendo Haddad como presidente e Manuela d'Ávila (PCdoB) como vice seja oficializada.

 

Comentários

Últimas de Brasil