Título de eleitor não será obrigatório para votar nas eleições de 2020 - Agência Brasil
Título de eleitor não será obrigatório para votar nas eleições de 2020Agência Brasil
Por O Dia

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira manter o cancelamento de título de eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico. Foram cancelados cerca de 3,3 milhões de títulos pelo não comparecimento à revisão, que atualiza o cadastro eleitoral. A maior parte dos títulos cancelados está no Nordeste, onde a liderança nas intenções de voto é de Fernando Haddad (PT).

Sete ministros se posicionaram contra o pedido formulado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que contestava a exclusão desses eleitores. No Estado do Rio, o processo de recadastramento segue em ritmo lento, com menos de 20% dos eleitores cadastrados. Não haverá restrição de voto no estado.

O PSB alegava que o cancelamento de títulos viola princípios como a democracia, a cidadania, a soberania popular e o direito ao voto.

O TSE se posicionou contra a suspensão do cancelamento, por conta da dificuldade de organizar os cadastros até o domingo, 7 de outubro. "Parece-me que seria uma grande irresponsabilidade paralisarmos a salutar marcha do processo eleitoral", disse o ministro Gilmar Mendes.

Você pode gostar
Comentários