Santo André, no ABC Paulista, foi o município mais afetado pelas chuvas nesta sexta-feira - Reprodução/ TV Globo
Santo André, no ABC Paulista, foi o município mais afetado pelas chuvas nesta sexta-feiraReprodução/ TV Globo
Por ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo - As chuvas que caíram na tarde da sexta-feira na Região Metropolitana de São Paulo causaram alagamentos de ruas e avenidas e levaram à morte de duas pessoas em São Bernardo do Campo. O Corpo de Bombeiros recebeu 118 chamados para atuar em enchentes, dos quais 117 foram de cidades do ABC. Houve ainda 30 ocorrências de queda de árvore.

Os bombeiros informaram que às 19h24 foram acionados para uma ocorrência de afogamento na Praça Samuel Sabatine, no centro de São Bernardo, mas que, quando chegaram lá, o óbito já havia sido constatado. Não foi revelada a identidade da vítima. Segundo informações preliminares ele estava andando de bicicleta e morreu afogado.

Em nota, a prefeitura da cidade confirmou o caso e disse ter mobilizado equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito para "minimizar os danos causados pela fortíssima chuva".

Motociclista se segura em muro em Santo André, no ABC paulista - Reprodução/ TV Globo

Neste sábado, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) confirmou a segunda morte. Maria Luzinete, de 63 anos, estava com uma neta no carro. As duas foram socorridas a um hospital da região, mas a avó não resistiu. A neta segue internada no Hospital Neonatal de São Bernardo do Campo.

Em razão das chuvas, uma casa desabou em Mauá, mas a ocorrência não deixou feridos. 

Em Santo André, cidade mais afetada, motoristas ficaram ilhados com enxurradas nas ruas. Um homem, uma mulher e uma criança tiveram de ser resgatados de um caminhão com auxílio de um helicóptero da Polícia Militar.

Helicóptero resgata vítimas de enchente em Santo André, no ABC paulista - Reprodução/ TV Globo

A situação na região fez com que a direção da Universidade Federal do ABC (UFABC) cancelasse as aulas do período noturno nos dois campus, de Santo André e São Bernardo do Campo. Toda a área da capital ficou em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Previsão

O CGE aponta que o fim de semana deve ter mais chuvas e declínio da temperatura. Para o sábado, a previsão é de que o dia comece com sol entre nuvens e tempo abafado.

Os termômetros devem variar entre 19°C e 28°C. As chuvas devem diminuir gradativamente no domingo, quando as temperaturas devem variar de 18ºC a 24ºC. 

Com informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Você pode gostar