Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto AraújoValter Campanato / Agência Brasil

Brasília - O novo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vão se reunir nesta quarta-feira pela manhã, no Palácio Itamaraty. Eles devem discutir a situação política na Venezuela, na Nicarágua e em Cuba, além do estreitamento da cooperação entre Brasil e Estados Unidos. Está prevista uma declaração após o encontro.
A cerimônia de transmissão do cargo de ministro das Relações Exteriores ocorrerá amanhã, às 18h, no Itamaraty.
Ao desembarcar hoje em Brasília, Pompeo postou uma mensagem na sua conta do Twitter mencionando que está feliz por participar da “transferência pacífica de poder em uma das democracias mais fortes da América Latina”.
Pompeo se reuniu nesta tarde com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o chanceler peruano, Nestor Popolizio. "Firmei o compromisso da administração Trump e dos americanos em assegurar a segurança de Israel; os Estados Unidos apoiam integralmente o direito de Israel de se autodefender. A aliança EUA-Israel é forte", escreveu Pompeo em sua conta no Twitter, após almoço com Netanyahu.
Pompeo fica no Brasil até amanhã, depois segue para a Colômbia.