Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - Picasa
Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feiraPicasa
Por O Dia

Rio - A próxima quarta-feira (27) será marcada por protestos em defesa da alimentação saudável e contra a fome em todo o país. Chamado de Banquetaço, o movimento sem ligações partidárias vai distribuir 15 mil refeições preparadas em sua maior parte com produtos da agricultura familiar e agroecológica.

No Rio, o evento acontecerá no Largo da Carioca, no Centro, das 11h às 16h. A programação carioca terá rodas de conversa, produção de cartazes e tenda da rotulagem, em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Já em São Paulo a iniciativa será na Praça da República, no Centro, das 12h às 15h.

O evento pedirá a manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo atual governo: “O Banquetaço valoriza a importância da participação social, democratizando o acesso à comida de verdade. É um banquete solidário, que pretende alertar para a fome, o excesso de agrotóxicos e outras substâncias nocivas”, diz Glenn Makuta, representante da Associação Slow Food Brasil e um dos organizadores do evento.

Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - Picasa

Criado em 1994, durante o governo Itamar Franco e desativado em 1995, o Consea voltou a existir em 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O conselho atuava como um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República e integrava o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Era um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade, composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Entre suas atribuições estava a participação na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - Divulgação

Você pode gostar