Deputada Tabata Amaral (PDT-SP) em reunião da comissão de Educação na Câmara com o ministro Abraham Weintraub, ministro de Estado da Educação
 - Reprodução/ TV Câmara
Deputada Tabata Amaral (PDT-SP) em reunião da comissão de Educação na Câmara com o ministro Abraham Weintraub, ministro de Estado da Educação Reprodução/ TV Câmara
Por O Dia
Brasília - A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) disse nesta quarta-feira que vai processar o ministro da Educação, AbrahJam Weintraub, por danos morais. Segundo Tabata, o ministro distribuiu imagens que reproduziam conversas dela e de membros de sua equipe com funcionários do MEC que a convidavam para reuniões.

"Estou entrando com um processo por danos morais contra o senhor por distribuir em uma comissão pública o meu número pessoal, prints com o meu número pessoal, da minha equipe. É um constrangimento, não é uma atitude de um ministro, me envergonha", disse a deputada. A fala de Tabata aconteceu diante do ministro Weintraub, durante audiência da Comissão de Educação ocorrida na quarta-feira.
A parlamentar havia cobrado o ministro por não tê-la recebido no ministério, após ela solicitar informações sobre o planejamento estratégico da pasta. Weintraub disse que havia enviado quatro convites à deputada. Ela o desmentiu e disse que recebeu convites da gestão anterior do ex-ministro Ricardo Vélez.
Publicidade
Parlamentar diz que vai processar Ministro Abraham Weintraub - Reprodução/ TV Câmara
"Ao não saber dizer onde será o planejamento estratégico, mais uma vez o senhor tenta polemizar, traz mentira, esquece de fazer o trabalho direito e tenta constranger uma parlamentar."
Publicidade
Em seguida, ele disse que iria colocar os pedidos no Twitter, ao que a deputada pediu que os documentos fossem entregues diretamente a ela ainda na comissão. O ministro então disse que iria distribuir cópias dos convites no local.

Ao ver os documentos, Tabata disse que, além de expor seus dados, os convites foram feitos pela gestão anterior, e não pela atual. Ela disse que os convites a parlamentares devem ser feitos por canais oficiais e não informais. 

"As três datas que vieram foram da gestão do Vélez. Pelo menos faça as contas para não passar constrangimento", disse a Weintraub.