Publicado 05/06/2019 17:36 | Atualizado 05/06/2019 18:35
Rio - Olavo de Carvalho, considerado "guru" ideológico do presidente da República, Jair Bolsonaro, está há uma semana discutindo sobre o "terraplanismo" – teoria da conspiração que defende que a Terra é plana – através de suas publicações no Twitter.
Nesta quarta-feira, ele afirmou que investigar teorias terraplanistas é mais importante para o "futuro da humanidade" do que acompanhar ações de líderes como Putin, presidente da Rússia, ou Trump, presidente dos Estados Unidos.
Olavo foi responsável pela indicação do ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, e possui diversos alunos e seguidores ocupando cargos públicos no atual governo.
A discussão começou na quarta-feira passada, quando ele escreveu a respeito de vídeos, segundo ele irrefutáveis, "de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas". Na ocasião, Olavo de Carvalho chegou a afirmar que "acreditar (só) em cálculos e equações" é algo que "conduz necessariamente ao império da ideologia de gênero", e se negou a discutir com professores universitários: "discuto apenas com terraplanistas professos", afirmou.
Uma semana depois, no entanto, o escritor insiste que não há refutação e conclui que está "discutindo com loucos".
Comentários