Terremoto de 5,8 de magnitude é registrado na costa do Brasil; tsunami é descartado

Com a proximidade com o litoral do Nordeste, boatos de que um tsunami poderia atingir a região assustaram internautas

Por REVISTA PLANETA

Terremoto e registrado na costa do Nordeste
Terremoto e registrado na costa do Nordeste -

Rio - Um tremor de 5,8 de magnitude foi registrado neste domingo (4) no Oceano Atlântico, às 21h40, pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras redes sismográficas mundiais.

O terremoto teve seu epicentro a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Com a proximidade com o litoral do Nordeste, boatos de que um tsunami poderia atingir a região assustaram internautas nesta segunda-feira.

Segundo reportagem do Estadão, as chamadas falhas transcorrentes – movimentos direcionais provocados por eixos de maior tensão e maior tração na horizontal, não provocam tsunamis quando acontecem no meio do oceano, mesmo em grandes magnitudes.

Além disso, segundo Marcelo Bianchi, professor do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), apesar da magnitude do terremoto ser superior ao que geralmente acontece no Brasil, ainda é muito baixa para ocasionar um tsunami.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários