Manutenção em colunas do prédio pode provocado desabamento - AFP
Manutenção em colunas do prédio pode provocado desabamentoAFP
Por O Dia
Fortaleza - No segundo dia de buscas por sobreviventes nos escombros de um prédio que caiu na manhã de terça-feira em Fortaleza teve a confirmação de duas mortes. Os bombeiros buscam, com a ajuda de cães farejadores, nove desaparecidos. Até agora, nove pessoas foram resgatadas com vida. 
O Edifício Andréa, de sete andares, desabou na manhã de terça-feira na esquina da Rua Tomás Acioli com a Rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Dionísio Torres.
Publicidade
No início da noite de terça, o governo do Ceará informou que ainda não havia a confirmação de mortes no desabamento. Nos últimos minutos de terça-feira, no entanto, o Corpo de Bombeiros confirmou a primeira morte. A vítima, segundo o comandante coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, estava em um mercadinho que funcionava ao lado do prédio e foi atingido pelos escombros.
Sobrevivente de desabamento de prédio em Fortaleza enviou selfie ao grupo da família no WhatsApp - Reprodução
Publicidade
O número de mortos subiu para dois na manhã desta quarta-feira. Segundo o coronel Holanda, o corpo de uma mulher está em uma área de difícil acesso.
Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros também informou que aumentou o número de pessoas desaparecidas. Os agentes trabalhavam com oito desaparecidos, após a primeira morte confirmada no fim da noite de ontem. Mas familiares informaram o desaparecimento de um zelador que também é considerado desaparecido. Com isso, o número de pessoas desaparecidas deve chegar a nove.
Publicidade
Desencontro no número de mortos na terça-feira
Na manhã de terça-feira, o Corpo de Bombeiros havia informado uma morte. Não foi explicado o motivo do desencontro de informações. No começo da tarde, o comando chegou a informar que eram dois mortos, mas o número foi corrigido para um.
Publicidade
O prédio foi construído há 40 anos e tinha sete andares com dois apartamentos por andar.
De acordo com os bombeiros, a manutenção em uma das colunas do prédio pode ter levado ao desabamento.
Publicidade
Prédio de sete andares desaba em bairro de classe média alta de Fortaleza - Reprodução
O estudante de Arquitetura David Sampaio, 22, que estava no edifício na hora do acidente, enviou uma selfie aos familiares para mostrar que ficou preso sob os escombros. Ele foi o oitavo resgatado com vida do prédio.
Publicidade
Segundo os bombeiros, haveria duas vítimas soterradas e em contato visual com os oficiais. Das pessoas já resgatadas, duas teriam conseguido ligar para os familiares, mesmo sob os escombros. Três feridos retirados foram encaminhados ao Instituto Doutor
José Frota (IJF): Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60; Maria Antônia Peixoto, 72; e Gilson Moreira Gomes, 53.
Os bombeiros têm lista de nove pessoas que não foram localizadas, mas não se sabe se estavam no edifício na hora do desabamento. Para os bombeiros, não há risco para prédios próximos. “A Defesa Civil coordenou o isolamento do entorno, mas o desabamento
prédio não oferece risco aos edifícios vizinhos”, afirmou o coronel Clayton Bezerra, comandante da operação.