'Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico', escreveu na noite de terça-feira
 - Reprodução Youtube
'Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico', escreveu na noite de terça-feira Reprodução Youtube
Por O Dia
O guru bolsonarista Olavo de Carvalho usou sua conta no Facebook para provocar e manifestar repúdio à nomeação da atriz Regina Duarte para secretária de Cultura. Ela foi nomeada nesta quarta-feira na mesma edição do Diário Oficial em que exonerou seis secretários ligados ao astrólogo e escritor.
"Há pessoas que, quando sobem na vida, ficam muito parecidas. Já nem sei mais se a namoradinha do Brasil é a Regina Duarte ou o Fruta", provocou Olavo nesta quarta-feira. 
Publicidade
"Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico", escreveu na noite de terça-feira.
Entre os profissionais de diversos órgãos ligados à Secretaria Especial da Cultura exonerados estão Dante Mantovani, até então presidente da Funarte - e que disse que o rock induz às drogas e ao satanismo; Camilo Calandreli, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura; e Paulo Cesar Brasil do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

Muitos dos aliados de Roberto Alvim ainda ocupando cargos na Secretaria Especial da Cultura não foram convidados para a cerimônia de posse desta quarta. E alguns dos nomes exonerados hoje foram avisados na terça-feira, por telefone.
Publicidade
Sérgio Camargo, o polêmico presidente da Fundação Palmares - que disse que a escravidão foi benéfica aos descendentes e que não existe racismo no Brasil -, está confiante que fica. Ele chegou a ser afastado momentaneamente do cargo pela Justiça.

Na semana passada, Camargo já se movimentava para formar uma nova equipe alinhada às suas ideias. Em post publicado no Facebook nesta terça-feira, ele diz que tem o "respaldo do presidente Jair Bolsonaro e do secretário do Turismo Marcelo Álvaro Antonio". A Fundação Palmares é ligada à Secretaria Especial da Cultura que, por sua vez, é subordinada ao Ministério do Turismo.
Depois de um mês e meio de "noivado" com o governo e "teste" no cargo, a atriz Regina Blois Duarte foi nomeada secretária especial da Cultura da gestão de Jair Bolsonaro.

Veja a lista dos demitidos por Regina Duarte e os cargos que ocupavam:

- Paulo Cesar Brasil do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM);

- Reynaldo Campanatti Pereira, secretário da Economia Criativa;

- Rodrigo Maximiniano Junqueira, secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural;

- Camilo Calandreli, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura;

- Marcos de Almeida Villaça Azevedo, secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual;

- Dante Henrique Mantovani, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte);

- Mauricio Noblar Waissman, coordenador-geral da Política Nacional de Cultura Viva, do Departamento do Sistema Nacional de Cultura;

- Gislaine Targa Neves Simoncelli, chefe de gabinete da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura;

- Ricardo Freire Vasconcellos, diretor do Departamento do Sistema Nacional de Cultura;

- Raquel Cristina Brugnera, chefe de gabinete da Secretaria da Economia Criativa;

- Ednangela dos Santos Barroso dos Santos, diretora do Departamento de Promoção da Diversidade Cultural.