Por O Dia
Brasília - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota, neste domingo, propondo que o governo federal, governos estaduais e prefeituras distribuam sopões a moradores em situação de rua, por conta da expansão da pandemia do novo coronavírus. "Com o surto da covid-19 e a necessidade de as pessoas ficarem em casa para que as mortes não se multipliquem de forma geométrica, a população em situação de rua, em si já vulnerável, fica inteiramente desprotegida. Assim, cresce o número de pessoas que simplesmente não tem o que comer", diz trecho da nota.
Confira a íntegra:

"Nesse quadro, é preciso ir além das necessárias medidas econômicas de apoio aos mais pobres, que já vêm sendo aprovadas no Congresso, e desenvolver outras iniciativas para enfrentar o problema de forma rápida e desburocratizada.

Nesse quadro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) propõe uma medida emergencial que dure enquanto permaneça a situação excepcional que vive o País: que o governo federal, os governos estaduais e as prefeituras imediatamente organizem, de forma rápida e descentralizada, a distribuição gratuita de "sopões" aos necessitados em pontos de rua previamente informados, tomando os devidos cuidados para evitar aglomeração de pessoas.

Em defesa da vida, é hora de ser criado o programa "Sopão já" em todo o território nacional".