João de Deus foi preso preventivamente em 16 de dezembro, acusado de ter abusado sexualmente de dezenas de frequentadoras de seu centro espírita em Abadiânia - Marcelo Camargo / Arquivo/Agência Brasil
João de Deus foi preso preventivamente em 16 de dezembro, acusado de ter abusado sexualmente de dezenas de frequentadoras de seu centro espírita em AbadiâniaMarcelo Camargo / Arquivo/Agência Brasil
Por IG - Último Segundo
O médium João de Deus, 77, preso desde dezembro de 2018, estaria enfrentando agressões e maus tratos na cadeia. A denúncia foi feita pela revista Veja. João de Deus foi colocado em prisão domiciliar na semana passada em função do risco de contrair a Covid-19 no sistema prisional. O médium já foi condenado a 60 anos de prisão por crimes sexuais.
Segundo a reportagem, um laudo médico que foi anexado ao processo de João de Deus afirma que ele sofreu agressão física, "com lesão na face, localizada na pálpebra inferior direita, causada por instrumento contundente".
Publicidade
A matéria ainda cita o relato de um representante do Conselho da Comunidade de Execução Penal de Aparecida de Goiânia, para quem João de Deus relatou ter recebido "um soco".

Na presença de agentes penitenciários, entretanto, por receio, ele teria alterado a versão e afirmado ter sofrido uma queda ao sair de sua cama. A agressão teria ocorrido no início do mês passado.
Sentença
Publicidade
A sentença que autorizou João de Deus a cumprir pena em regime domiciliar, assinada pela juíza Rosângela Rodrigues Santos, também está citando um laudo do Instituto de Criminalística de Goiás, que confima a agressão por um “instrumento contundente”, mas sem divulgar a data.
Na sentença, a magistrada afirmou que o estabelecimento prisional é "carente em termos estruturais e humanos" para oferecer "cuidados básicos".
Publicidade
Segundo a reportagem, a decisão de Rosângela atendeu aos pedidos dos advogados de João de Deus, que argumentaram se tratar de pessoa idosa, acometida por doença grave, com histórico de progressiva piora no seu estado de saúde.