Maioria aprovou fechamento do comércio para combater a Covid-19 - Daniel Castelo Branco
Maioria aprovou fechamento do comércio para combater a Covid-19Daniel Castelo Branco
Por

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem revelou que cerca de 76% de um total de 1.511 pessoas entrevistadas pelo instituto querem manter o isolamento social nos moldes atuais para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O levantamento, que foi realizada por telefone entre os dias 1º e 3 de abril, tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

O resultado demonstra significativa discordância da maior parte da população com o que tem defendido o presidente Jair Bolsonaro. Ele é a favor da reabertura do comércio e da retomada das atividades. Dos 1.511 entrevistados, somente 18% concordam com as ideias do chefe do Executivo em relação ao isolamento. Outros 6% não souberam responder.

O apoio ao isolamento é maior no Nordeste, onde Jair Bolsonaro é menos popular. Naquela região, 81% das pessoas acham que o isolamento deve continuar. Já no Sul, onde o presidente tem mais força entre os eleitores, o apoio ao isolamento é de 70%.

A pesquisa do Datafolha revelou também que 65% dos entrevistados concordam que o comércio não essencial deve continuar fechado durante a pandemia, enquanto 87% dizem que as aulas devem continuar suspensas.

efeito mandetta

A pesquisa foi realizada entre 1º e 3 de abril, mesmo período em que Jair Bolsonaro fez diversas críticas a Luiz Henrique Mandetta - em entrevista, o presidente chegou a dizer que "falta humildade" ao ministro da Saúde. Mandetta, no entanto, manteve a defesa das medidas de isolamento social, em claro atrito com o Palácio do Planalto.

O Datafolha que revelou ainda o aumento da aprovação do Ministério da Saúde, que passou de 55% para 76%. A pesquisa demonstrou que a popularidade da pasta comandada por Luiz Henrique Mandetta é maior entre eleitores de Jair Bolsonaro: 82% dos entrevistados que disseram ter votado no atual presidente em 2018 avaliam como bom ou ótimo o trabalho do Ministério da Saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

Você pode gostar
Comentários