Por

As feiras livre poderão voltar a funcionar nos próximos dias. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, um acordo poderá promover a liberação delas. Lojas de tecido e aviamentos também passarão a abrir em determinados horários para fornecer insumos às costureiras que estão produzindo máscaras.

"Teremos uma reunião para definir isso. Vamos estabelecer uma janela de funcionamento para esses estabelecimentos. Foi tudo estudado com eles e, agora, está com a Procuradoria-Geral do Município e com a Vigilância Sanitária", disse.

Sobre os 80 respiradores comprados no ano passado de uma empresa de São Paulo e que ainda não chegaram, Crivella contou que há um impasse. "Primeiro, a empresa disse que o governo federal havia arrestado os respiradores. Depois, que o contrato não havia sido assinado. Por fim, que não havia os respiradores. Estamos em contato com ministro da Saúde e com a Justiça para conseguirmos uma sentença de arresto ou um acordo", afirmou.

Segundo o prefeito, ainda nesta semana, chegam cerca de 160 toneladas de equipamentos vindos da China. "Estamos aguardando autorização de voo. São dois aviões. Eram 190 toneladas, mas como essas 30 toneladas não tinham a mesma pressa, virá de navio", explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, outras 3,5 toneladas de equipamentos eram para ter sido entregues ontem. Porém, a Vale do Rio Doce, responsável pelo transporte, precisou mudar a data de embarque para o dia 1º de maio. "Não é a solução. Mas, como são apenas 20 respiradores e 40 monitores, tivemos que entender. Fizemos todos os apelos ao general Braga Neto, mas não teve jeito".

Crivella também falou sobre a importância da chegada de novos tomógrafos. "Esses equipamentos são fundamentais para que nossos médicos possam diagnosticar a doença precocemente e fazer o tratamento. Eles serão direcionados para unidades de Del Castilho, onde as obras já estão avançadas; Bangu, onde restam pequenos acabamentos, e Santa Cruz. O prefeito também anunciou obras nas UPAS da Rocinha e Cidade de Deus.

 

Você pode gostar
Comentários