Publicado 02/04/2020 14:45 | Atualizado 02/04/2020 14:45
São Paulo - Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um ventilador pulmonar de baixo custo, fácil produção, livre de patentes e cujo material necessário para sua confecção pode ser encontrado de maneira fácil e barata no Brasil.
Batizado de "Inspire", o aparelho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Escola Politécnica (Poli) da USP, tem custo 15x menor do que o respirador disponível no mercado e pode ser fabricado em menos de duas horas.
O "Inspire" foi desenvolvido pensando na dificuldade de importação de respiradores nos próximos meses, devido à pandemia do coronavírus. "É uma demanda crítica e pontual, e depois essa tecnologia pode ser usada em áreas remotas, em que um hospital não esteja próximo", afirma o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto.
Raul defende que já existe uma indústria instalada que o Brasil precisa proteger e ampliar. "Nós gostaríamos que a indústria nacional se desenvolvesse e exportasse as tecnologias que possuem para muitos países. Nosso objetivo é criar uma resposta rápida para uma crise provável".
No site da USP, é possível conferir mais informações sobre o projeto e apoiá-lo através de uma vaquinha virtual.
Comentários