Por

O Brasil alcançou ontem a marca de 11.123 mortes pela covid-19. É como se um município de chamado porte 3, que são aqueles que concentram entre 10 e 15 mil habitantes, segundo o IBGE, tivesse sido dizimado pelo novo coronavírus. Do total de óbitos, 1.714 ocorreram somente no Estado do Rio. Tal número causa espanto, uma vez que equivale ao somatório de moradores que vivem nas duas menores cidades do país: Serra da Saudade (MG) e Borá (SP), com 786 e 956 habitantes, respectivamente.

Segundo a revisão feita pelo IBGE em 2018, o Brasil conta com 5.570 municípios. Sendo que a maior parte deles (68,4%) possui até 20 mil habitantes. Para se ter clareza sobre o impacto das mortes que aconteceram até o momento em todo o território nacional, caso tivessem ocorrido em cidades fluminenses como Varre-Sai, Duas Barras e Aperibé, levando em consideração a população de cada uma, literalmente não sobraria ninguém para contar essa ou qualquer outra história.

RECORDE DE MORTOS

Ontem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou outros 61 novos óbitos em todo o Rio de Janeiro. Apesar do número de mortes registrado não ultrapassar o recorde da última sexta-feira (quando foram contabilizados 189 vítimas fatais), a pasta esclareceu, por meio de nota, que tanto os novos casos quanto o número de óbitos contabilizados no boletim de ontem não ocorreram nas últimas 24 horas. Segundo os dados mais atualizados pela SES, a capital segue com o maior número de mortes (1.126), seguida por Duque de Caxias (105), Nova Iguaçu (66), São Gonçalo (47) e Niterói (43).

 

Você pode gostar
Comentários