Ex-ministro está nos EUA - Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ex-ministro está nos EUAMarcelo Camargo / Agência Brasil
Por IG - Último Segundo
Brasília - Edição extra do 'Diário Oficial da União' publicou a exoneração de Weintraub do Ministério da Educação pouco antes das 12h deste sábado (20). A versão eletrônica da publicação foi ao ar pouco depois de divulgada a informação de que Weintraub havia chegado aos Estados Unidos.
Segundo a assessoria do Ministério da Educação, Abraham Weintraub chegou na manhã deste sábado (20) a Miami. Mais cedo, o irmão do ministro, Arthur Weintraub, assessor especial da Presidência da República, já havia publicado mensagem em rede social na qual afirmava que ele havia deixado o país: "Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA".

Weintraub deixou o país no mesmo dia em que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de apreensão de seu passaporte para evitar que ele saísse do Brasil.

Como ministro, Weintraub tem passaporte diplomático, o que pode ter facilitado a sua entrada nos EUA, mesmo com as restrições motivadas pela pandemia da covid-19.

Weintraub responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro é investigado em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e apura a disseminação de fake news e ameaças a ministros do tribunal. "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF", afirmou em reunião ministerial em 22 de abril.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pediu a retirada de Weintraub do inquérito, por meio de um pedido de habeas corpus, mas, na quarta (17), por 9 votos a 1, o STF rejeitou.

Ele também responde a outro inquérito no Supremo, este a pedido da Procuradoria Geral da República, para apurar suposto crime de racismo. Em abril, Weintraub publicou mensagem em uma rede social indicando que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise do coronavírus. Na mesma postagem, ele ridicularizou o fato de alguns chineses, quando falam português, trocarem a letra R pela letra L.