Manifestantes pró e contra Bolsonaro neste domingo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília - TV Globo / Reprodução
Manifestantes pró e contra Bolsonaro neste domingo na Esplanada dos Ministérios, em BrasíliaTV Globo / Reprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Brasília - Após um início de confusão em frente ao Palácio do Itamaraty, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fez uso de spray de pimenta para dispersar manifestantes bolsonaristas que tentaram ultrapassar a barreira montada na Esplanada dos Ministérios.
Ao contrário do que ocorreu no último domingo, não há proibição para a circulação de pedestres ao longo dos ministérios. Os manifestantes contra e a favor do governo Jair Bolsonaro, no entanto, não têm acesso às áreas que circundam o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto - todos situados na Praça dos Três Poderes.
Publicidade
Ao chegarem à barreira montada pela PMDF em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio do Itamaraty, parte dos bolsonaristas que até então protestavam pacificamente - incluindo idosos - pressionou pela abertura das grades, tentando chegar à Praça dos Três Poderes. Os policiais do cordão de isolamento responderam com spray de pimenta.
Após rápida dispersão, os próprios manifestantes pró-governo afastaram parte das pessoas que causaram o tumulto e retornaram à grade para cantar o hino nacional.

Do outro lado da Esplanada dos Ministérios, manifestantes contrários ao governo também marcham com bandeiras. Os dois grupos estão isolados por um cordão de policiais, que inclui a Cavalaria da PMDF.
Publicidade
Até o momento, não há ocorrência de confrontos entre os dois grupos que protestam hoje em Brasília.