Jair Bolsonaro - AE
Jair BolsonaroAE
Por IG - Último Segundo
São Paulo - O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, abrirá inquérito junto à Polícia Federal (PF) para investigar o colunista Hélio Schwartsman, que publicou nesta terça-feira o artigo "Por que torço para que Bolsonaro morra" na Folha de S.Paulo, após o presidente testar positivo para a covid-19.

Em seu perfil no Twitter, Mendonça afirmou que, entre os "princípios básicos do Estado de Direito", está a liberdade de expressão da imprensa como "direito fundamental". No entanto, "tais direitos são limitados pela lei".

"Diante disso, quem defende a democracia deve repudiar o artigo 'Por que torço para que Bolsonaro morra'", afirmou o ministro na rede social. As postagens foram replicadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ministro afirma que as declarações feitas na coluna de Schwartsman violam os artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional.

No artigo, o colunista afirma que a morte de Bolsonaro teria significado acentuado em relação a um presidente que tem minimizado a pandemia do novo coronavírus e "sabotando" medidas para enfrentá-la.

"Isso salvaria vidas? A crer num estudo de pesquisadores da UFABC, da FGV e da USP, cada fala negacionista do presidente se faz seguir de quedas nas taxas de isolamento e de aumentos nos óbitos", escreveu Schwartzman.

Ele afirma ainda que, se Bolsonaro vier a óbito em decorrência da covid-19 , passará uma mensagem a "governantes irresponsáveis" que pensarem em "imitar seu discurso e atitudes, o que presumivelmente pouparia vidas em todo o planeta". "Bolsonaro prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida", conclui.