Projeto criado nas redes sociais quer promover o ingresso de estudantes negros nas universidades  - Agência Brasil
Projeto criado nas redes sociais quer promover o ingresso de estudantes negros nas universidades Agência Brasil
Por Marina Cardoso

Estudantes que se inscreveram no Enem 2020 com deficiência física, auditiva e intelectual ficarão de fora da prova do modelo digital no ano que vem e terão que adiar o sonho da graduação. De acordo com o edital divulgado pelo Inep, a modalidade digital não será oferecida com recursos como letras ampliadas, leitura para cegos, tempo ampliado ou outras formas de acessibilidade.

Isto vale para os estudantes com baixa visão, visão monocular, cegueira, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, autismo e em classe hospitalar que não marcaram como opção a prova presencial.Já para os 52.598 candidatos que declararam em sua inscrição possuírem alguma deficiência o exame está confirmado.

Diante desse cenário,há pelo menos três grandes desafios: o primeiro, recorrente desde antes da pandemia, os jovens com deficiência chegarem ao Ensino Médio, desconstruindo todas as barreiras impostas pela exclusão e o segundo a escassez de aulas em tempos de pandemia que fragiliza o acesso à educação dos jovens com deficiência. Por último, a exclusão desses candidatos ao acesso do Enem virtual lançado este ano.

Para Rosiane de Mello, fundadora da MultiDom Educação Inclusiva, a falta de alternativa na versão digital não colabora na busca de um sistema igualitário. "Os candidatos não terão o direito de exercer seu poder de escolha. No modelo digital vão precisar adiar o sonho da graduação", diz.

Rosiane destaca que a acessibilidade só chegou ao Enem em 2017 para os deficientes auditivos. Naquele ano,o Ministério da Educação (MEC) aplicou, pela primeira vez, vídeo provas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Procurada pelo DIA, o Inep afirma que por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, as condições de atendimento não conseguiram atender todos os candidatos. O instituto prevê a consolidação do modelo até 2026, com aplicação digital para todos. Vale destacar que o Enem ocorre ano que vem no modelo impresso nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto o modelo digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Você pode gostar
Comentários