Chance de cura da doença é maior em hospitais particulares, aponta levantamento
 - Cléber Mendes / Agência O DIA
Chance de cura da doença é maior em hospitais particulares, aponta levantamento Cléber Mendes / Agência O DIA
Por iG
São Paulo - Pacientes internados com covid-19 em hospitais privados têm taxa de cura 50% maior do que os internados em hospitais públicos, segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a pesquisa, em média, 51% dos doentes hospitalizados em unidades privadas sobrevivem, enquanto nos públicos a taxa é de 34%.
Publicidade
As regiões com o menor índice de cura em unidades públicas são Norte e Nordeste. O levantamento ainda mostra que o percentual de mortes é maior quando as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) estão com grande ocupação nos leitos de terapia intensiva (UTIs).
Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, não é possível encontrar uma causa precisa para essa diferença, mas o fator doenças crônicas é "questão-chave" na batalha contra a doença. É importante levar em consideração que as desigualdades sociais afetam de forma substancial a saúde da população.
Publicidade
Para o levantamento, foram analisados 66.450 pacientes de hospitais do SUS e 57.883 de unidades privadas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 47 milhões de brasileiros têm plano de saúde — cerca de 20% da população.