Magazineluiza foi atacado por anunciar trainee para pessoas negras - Divulgação
Magazineluiza foi atacado por anunciar trainee para pessoas negrasDivulgação
Por iG - Economia
São Paulo - Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) disse em nota pública que ações de afirmativas para igualdade racial, como a da empresa Magazine Luiza, são louváveis, incensuráveis, e constitucionais.

Galeria de Fotos

Nota foi assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena YouTube/IMP Concursos
Magazineluiza foi atacado por anunciar trainee para pessoas negras Divulgação
Publicidade
A nota pública é assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e pelo procurador da República Marco Antonio Delfino  – coordenador do grupo de trabalho (GT) Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que atua no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

A nota do MPF diz que “atuações voltadas à concretização de objetivos e valores relativos à efetivação e à materialização do princípio da igualdade, basilar de nossa sociedade, encontram amparo legal e constitucional no ordenamento jurídico brasileiro, e devem ser replicadas”.

Segundo o documento, para enfrentar um cenário de ausência de pessoas negras e pardas nos postos de comando é preciso estimular “a presença delas nos espaços de formação superior e de decisão”.

Além disso, o MPF destaca que não existe amparo para qualquer afirmação no sentido de que tal programa promove “racismo reverso”, e “que se constitui uma falácia retórica para encobrir o privilégio que contempla, historicamente, as parcelas hegemônica da sociedade brasileira; esse argumento enganoso busca enfraquecer a evidência do racismo estrutural”.