Moisés foi afastado do cargo por investigação sobre crime de responsabilidade no reajuste salarial dos procuradores de Santa Catarina - Reprodução/ Governo do Estado de Santa Catarina
Moisés foi afastado do cargo por investigação sobre crime de responsabilidade no reajuste salarial dos procuradores de Santa CatarinaReprodução/ Governo do Estado de Santa Catarina
Por O Dia
O Tribunal Especial de Julgamento aprovou, na madrugada deste sábado, por seis votos a quatro, a abertura do processo de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Ele será afastado do cargo por até 180 dias, a partir da próxima terça-feira. A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), que também estava sendo investigada e teve o pedido de impeachment arquivado, assume o comando do Estado interinamente. O Tribunal Misto composto por deputados e desembargadores dará início ao julgamento de Moisés por crime de responsabilidade no caso do reajuste salarial dos procuradores do Estado. Se for considerado culpado, será definitivamente afastado do Executivo.
A admissibilidade da denúncia contra o governador ocorreu após 15 horas de sessão. Segundo a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o relator da denúncia, deputado Kennedy Nunes (PSD), recomendou em seu parecer o prosseguimento do julgamento por crime de responsabilidade contra o governador e a vice. No entanto, a maioria dos julgadores (6 a 4) entendeu que apenas Moisés deveria responder pela suposta irregularidade na concessão do reajuste dos procuradores.
Publicidade
No caso de Daniela, houve empate (5 a 5) entre os integrantes do tribunal. No desempate, o presidente do colegiado, desembargador Ricardo Roesler, votou pelo arquivamento da denúncia contra a vice-governadora.