Crime eleitoral aconteceu em Presidente Prudente - Reprodução
Crime eleitoral aconteceu em Presidente PrudenteReprodução
Por O Dia
São Paulo - Durante a operação "voo da madrugada", por meio das imagens de drone, a Polícia Federal flagrou indivíduos praticando crime eleitoral, com o derramamento de "santinhos", no dia das eleições municipais de 2020.

Nesse contexto, a PF, na capital paulista, lavrou outro termo circunstanciado, onde candidata a vereadora e cabos eleitorais foram flagrados na mesma conduta ilícita.

A legislação eleitoral permite que até a véspera da eleição os candidatos distribuam os famosos santinhos. Contudo, a distribuição de qualquer tipo de material, no dia da eleição, é ilegal. Assim, além de politicamente incorreta e ecologicamente repudiada, essa prática configura crime de propaganda eleitoral irregular (art. 39, §5º, II da Lei 9.504/97) e crime ambiental (art. 54 da Lei 9.605/98). As penalidades são detenção, de seis meses a um ano e reclusão, de um a quatro anos, respectivamente, além de multa.

A medida é uma das ações que a Polícia Federal está realizando para combater as práticas criminosas durante as eleições municipais de 2020 e garantir um período eleitoral seguro para a população.