Palácio do Planalto - Arquivo/Agência Brasil
Palácio do PlanaltoArquivo/Agência Brasil
Por O Dia
Brasília - O Palácio do Planalto monitorou as redes sociais de parlamentares de oposição e governistas e de jornalistas para municiar diferentes órgãos do governo sobre o comportamento digital deles, informou o jornalista Guilherme Amado, da Revista Época. 
De acordo com a publicação, o fato foi confirmado através de uma série de relatórios, feitos entre fevereiro e março deste ano, e pago com dinheiro público.
Publicidade
Ainda de acordo com a revista, os relatórios mostram um governo preocupado com cada detalhe do que parlamentares e jornalistas publicam nas redes sociais. Entre as personalidades monitoradas estão Alexandre Frota, Kim Kataguiri e o petista José Guimarães.
Os documentos também traz um item nomeado "Debates dos usuários", em que são monitoradas tendências das redes, além de fazer comparações sobre o alcance de perfis de jornalistas que cobrem política com o perfil de Bolsonaro no Twitter.  
Publicidade
O relatório era enviado para Luiz Eduardo Ramos, Fabio Wajngarten e algumas poucas outras autoridades do Planalto.
Procurada, o Palácio de Platanalto não explicou por qual motivo o monitoramento é feito e porque foi utilizado dinheiro público.