Edicleia, de 72 anos, foi aprovada no curso de letras na Universidade Federal de Santa Maria - Reprodução Twitter
Edicleia, de 72 anos, foi aprovada no curso de letras na Universidade Federal de Santa MariaReprodução Twitter
Por iG
Porto alegre - Edicleia de Arruda Zanini, de 72 anos, foi aprovada em 2º lugar para o curso de letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 25 de novembro. A aposentada viralizou nas redes após sua neta publicar no twitter imagens da celebração.
A idosa concluiu o ensino médio há pouco tempo, em 2014, aos 66 anos, e planejava no ano seguinte prestar o vestibular. Contudo, a notícia de um linfoma e a necessidade de um tratamento de quimioterapia, encerrado em 2018, adiaram seus planos.
Publicidade
Fã de Machado de Assis e José de Alencar, Edicleia teve apoio dos familiares para prestar o vestibular. "Eu tenho gosto pela leitura e acredito que agora irei adorar estudar Letras. Amo os clássicos", afirma.
"Sempre tive vontade, mas faltou oportunidade. Precisei terminar o ensino médio em 2014, depois enfrentei um câncer, o que me fez adiar um pouquinho mais o sonho. Do ano passado para cá, melhorei e fiz o vestibular sem pretensão nenhuma. Tinha vontade, mas não esperava a aprovação", disse Edicleia em entrevista para o UOL.
Publicidade
A aposentada também contou que por estar desacreditada da aprovação, não estava ansiosa pelos resultados. A notícia foi recebida após ela ir até a casa de sua filha, onde lhe mostraram a lista com seu nome. Após, houve muito choro e celebração. "Fiquei muito emocionada e era um sonho que ainda faltava eu realizar", conta.

Notícias boas demais para não serem compartilhadas: minha avó com 73 anos que fez apenas o ensino fundamental quando criança pra conseguir trabalhar e ajudar a família, terminou os estudos através do EJA em 2013 e hoje é bixo da federal em 2º lugar pic.twitter.com/30iZdOXHau

— lice in wonderland (@alicesiqeira) November 27, 2020

A publicação foi feita pela neta, Alice Siqueira, em sua página no Twitter. no dia 27 de novembro. Mais de 100 mil pessoas curtiram e milhares deixaram mensagens de apoio e de celebração.