Decisão tem como principal objetivo favorecer a importação dos itens para garantir a vacinação contra a covid-19 no Brasil - Divulgação
Decisão tem como principal objetivo favorecer a importação dos itens para garantir a vacinação contra a covid-19 no BrasilDivulgação
Por O Dia
Rio - Como era esperado, o governo federal zerou, nesta quarta-feira, os impostos sobre a importação de agulhas e seringas até o dia 30 de junho de 2021. A decisão do Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) tem como principal objetivo facilitar a compra dos itens necessários para garantir a vacinação contra a covid-19 e fortalecer o combate à doença.
Depois de só conseguir adquirir 7,9 milhões das 331 milhões de seringas e agulhas que o governo tem a intenção de comprar, o Ministério da Saúde começou, ontem, as negociações para requisitar os estoques excedentes destes produtos na indústria nacional. A expectativa é de que 30 milhões de unidades sejam compradas ainda este mês. 
Publicidade
De acordo o comitê, estão inclusas na decisão as seringas e agulhas descartáveis de uso geral classificadas como 9018.31.11, 9018.31.19, 9018.31.90, 9018.32.19 e 9018.39.10 na Nomenclatura Comum do Mercosul (NMC). 
Além de decidir pela alíquota zero, o Gecex suspendeu o direito antidumping que desfavorecia à importação desses itens de origem chinesa. "Em razão de interesse público, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus", justificou o documento. 
Publicidade