Genival Lacerda morre aos 89 anos vítima de covid-19 - Reprodução Internet
Genival Lacerda morre aos 89 anos vítima de covid-19Reprodução Internet
Por O Dia
Rio - O músico Genival Lacerda, de 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de covid-19. O cantor estava internado na UTI do Hospital da Unimed I, em Pernambuco, desde o dia 30 de novembro. Genival Lacerda Filho deu a notícia da morte no Stories, nesta manhã. "Painho faleceu", escreveu apenas o filho do músico. 
Publicidade
Em dezembro, Genival chegou a ter uma breve melhora. A pressão arterial e as taxas foram normalizadas, além da cessão da febre. No entanto, após algum tempo, o cantor voltou a piorar. No último domingo, seu estado era considerado grave. 
"O quadro de saúde de Genival Lacerda continua grave, com pneumonia severa, ainda sem apresentar melhoras. A pressão arterial está controlada e os rins funcionando bem", dizia o último comunicado. Em meados de maio, Genival já tinha sido internado por conta de um AVC. 
Publicidade
Desde o início da pandemia, o cantor estava recolhido em sua casa, com um dos filhos, João Lacerda. No Instagram, ele escreveu um texto lamentando a morte do pai. "Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágua de ninguém", escreveu João. 
O enterro do artista ocorre em Campina Grande, hoje. O prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima, decretou luto oficial de três dias. O pedido para ser enterrado em sua terra natal foi do próprio cantor, em vida, que pediu para ser enterrado com a mãe, Severina Lacerda. 
Publicidade
Vida e carreira
Nascido em Campina Grande, no ano de 1931, cidade que é considerada a capital do forró na Paraíba, Lacerda foi autor de sucessos como "Severina Xique Xique", "De quem é esse jegue?" e "Radinho de Pilha", em meio aos cerca de 70 discos lançados por ele – o primeiro deles, gravado em 1955, quando já havia se mudado para Pernambuco.
Publicidade
Incentivado por seu concunhado, o músico Jackson do Pandeiro, Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro em 1964, onde trabalhou em algumas casas de forró. O salto na carreira só veio em 1975, quando lançou a música Severina Xique-Xique – famosa pelo verso "ele tá de olho é na butique dela", feita em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias. 
Genival gravou mais de 50 discos na carreira. A obra do artista gravitou em torno dos cocos, xaxados e baiões, entre outros gêneros.Resultando nas letras leves e bem-humoradas. Foi a partir das letras com duplo sentido, que o músico ganhou o Brasil. A música "Severina Xique Xique", por exemplo, vendeu mais de 800 mil cópias.
Publicidade
"O Jegue Milionário" e "Caldinho de Mocotó" são outras canções que mostram o amor do cantor pelas suas raízes e pelo nordeste brasileiro. Sempre alegre, o último trabalho do artista foi com o filho João Lacerda, em 2020, no disco "Pai & Filho".
E não foi só na música que o artista se destacou. Genival Lacerda já participou até de filmes. Ele viveu um cantor de forró no longa“Vamos Cantar Disco Baby” (1979),“Made in Brasil” (1985) e “Beijo 2348/72” (1990). Já em 2009, o músico interpretou ele mesmo em um documentário sobre a sua carreira.
Publicidade
Famosos lamentam
Vários famosos usaram as redes sociais, nesta quinta-feira, para lamentar a morte de Genival Lacerda. Sônia Abrão disse que o sanfoneiro era um "ícone do forró". "Morre Genival Lacerda! O ícone do forró tinha 89 anos e foi vítima da Covid-19, após 35 dias internado em Recife! Que pena", escreveu a apresentadora. 
Publicidade
Já Marcelo D2, usou o Twitter para prestar a sua homenagem: "Essa é a imagem que fica pra mim de Genival Lacerda. Essa dança dele com a mão na barriga me faz lembrar a alegria do Brasil, me conecta muito com meus antepassados e me trás uma sensação boa de felicidade. Que descanse em paz".
Daniel Boaventura publicou um texto emocionante para o cantor: "O maravilhoso, irreverente, talentoso representante fiel do forró, Genival Lacerda, nos deixou. Autor de clássicos favoritos como: Radinho De Pilha, Ainda Mangou de Mim, Severina Xique Xique. Descanse em paz".
Publicidade
Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, também lamentou a morte do ícone da música brasileira: "Genival Lacerda foi, e sempre será, um ícone do forró e da cultura nordestina. Construiu uma carreira marcante, amparada no seu carisma, irreverência e bom humor. Sua perda entristece a todos nós. Meus sentimentos a toda a família".
Daniela Mercury relembrou o trabalho de Genival: "A música de Genival Lacerda era pura alegria. Queria agradecer por cada sorriso. Sinto muitíssimo que ele vá embora assim. Um abraço carinhoso para a família".